O programa Celular Seguro, que visa combater o roubo e o furto de aparelhos celulares em todo o país, foi atualizado para uma nova fase, conforme a Anatel e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
Nesta nova etapa, o usuário passa a contar com duas opções caso seja vítima de roubo ou furto: o Bloqueio Total e o Modo Recuperação. Confira abaixo quais são as diferenças e qual opção é melhor utilizar.
-
Nova regra libera celular para aprendizado em sala mas proíbe no recreio
Medida mais rigorosa para impedir o uso de um celular roubado ou furtado, o Bloqueio Total funciona da seguinte maneira: quando acionado, desativa completamente a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do aparelho, que é número único que identifica o dispositivo na rede de telefonia móvel.
Com o IMEI bloqueado, o celular não consegue mais se conectar a nenhuma rede de telecomunicação, tornando-se inutilizável mesmo com a troca do chip. A medida visa desestimular roubos e furtos, já que o aparelho perde seu valor de revenda no mercado ilegal.
No entanto, é importante estar atento a um detalhe deste mecanismo. Caso a vítima recupere o celular, não poderá simplesmente inserir um novo chip e utilizá-lo. Será necessário seguir um processo burocrático para reverter a restrição.
Modo recuperação
Este modo permite bloquear somente a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, sem desativar o IMEI do aparelho. Nesse caso, o IMEI é incluído em uma lista de restrição.
Se alguém ativar uma nova linha em um dispositivo com IMEI restrito, o usuário receberá uma mensagem automática via WhatsApp, solicitando que o celular seja levado à delegacia mais próxima para esclarecimentos.
Caso o celular seja recuperado, ele poderá ser reutilizado imediatamente após a instalação de um novo chip. Essa alternativa é útil em casos de perda ou extravio, ou quando há possibilidade do proprietário reencontrar o aparelho.
Qual opção escolher no Celular Seguro?
Para escolher entre os dois modos, a Anatel ressalta que é necessário entender qual é a situação enfrentada. Quando o proprietário não tem interesse em recuperar o aparelho, o Bloqueio Total é a opção mais segura, pois impede qualquer tentativa de reutilização.
Já o Modo Recuperação é indicado quando existe a possibilidade de reaver o dispositivo. Além de permitir a reutilização rápida do aparelho, essa modalidade auxilia a autoridade policial na localização do equipamento.
Quando uma nova linha é ativada em um celular restrito, o MJSP é automaticamente informado pelo Celular Seguro e envia uma mensagem via WhatsApp ao novo usuário, orientando a devolução.