O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) vinculado à FAB (Força Aérea Brasileira) revelou nesta sexta-feira (6) que os pilotos do avião da Voepass, que caiu no dia 9 de agosto em Vinhedo-SP, relataram dois minutos antes da queda, problema no sistema antigelo.
Morreram no acidentes todas as 62 pessoas que embarcaram no voo 2283 da Voepass, que saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP).
A investigação do Cenipa descobriu que o sistema antigelo do avião foi acionado algumas vezes pelos pilotos durante o voo. Mas que, em determinado momento, o avião voou seis minutos com aviso de gelo sem que o sistema de degelo tenha sido ligado.
Segundo o relatório, o avião passou por uma rota de gelo, mas que os registros de manutenção da aeronave atestavam que ela poderia voar nessas condições. O relatório do Cenipa ainda não aponta qual foi a causa do acidente. Os pilotos não relataram emergência em nenhum momento do voo, segundo do Cenipa.
O Cenipa informou que os dados que já foram levantados apontam que o sistema antigelo do avião foi ligado e desligado várias vezes durante o voo.
Não é possível dizer no momento, segundo o órgão, se o sistema era desligado pela tripulação ou se alguma outra condição estava desligando o mecanismo. Segundo o Cenipa, nenhuma hipótese está descartada.
O tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, apontou que os tripulantes comentam sobre falhas no sistema de boot das asas (os que quebram o gelo).
“Na primeira vez, durante a subida, temos o comandante, o piloto em comando, comentando através do CDR [sistema de comunicação], que existia ali uma falha do sistema de airframe”.
O tenente-coronel também relatou que o copiloto, dois minutos antes do acidente, relatou “bastante gelo”.
“Existiram duas vezes nos gravadores de voo de voz. Em uma delas, o piloto comenta que houve falha no sistema de airframe [antigelo]. Na segunda delas, o copiloto comenta ‘bastante gelo’. Foram duas vezes que foi comentado durante o voo de 1h e 10 minutos sobre o gelo”, explicou.
O acidente
No dia 9 de agosto, 62 pessoas embarcaram no voo 2283 da Voepass, que saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP).
Quatro dos ocupantes da aeronave eram tripulantes. O avião é um modelo ATR-72. O avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido.