A onça-pintada Frida viveu momentos da verdadeira maternidade. Enquanto relaxava, um dos filhotes subia em sua cabeça, aquele típico chamego para chamar a atenção. A cena foi filmada e publicada pelo Instituto Onça-Pintada, onde o trio vive. Veja o vídeo mais abaixo.
É possível ver que Frida está atenta à pessoa que a filma, chegando a entrar em estado de alerta, como se dissesse: “Se me atacar, eu vou atacar”. Essa reação da felina é puro reflexo do seu instinto materno.
Nos comentários da publicação, vários seguidores da ONG adoraram o flagra da família. “Como a Frida mudou, né? Era uma menina arisca, agora é uma mamãe doce!!!! Parabéns pelo trabalho de excelência que vocês fazem no IOP!”. “Ainda me espanto que aquela Frida estressada se tornou essa mãe tão calma”. Dá play no vídeo abaixo e assista ao momento da mamãe Frida e suas crias:
-
Onça-pintada e cria fazem sucuri de “cabo de guerra” no Pantanal
-
3° caso no mundo: onça-pintada devora boto com ajuda de filhote
Segundo informações da ONG, localizado no interior de Goiás, a onça-pintada é um animal de hábitos solitários, interagindo com outros indivíduos da mesma espécie apenas durante o período reprodutivo.
Quando as fêmeas se tornam mães, mantêm os filhotes ao seu lado por um certo período. Eles mamam até aproximadamente o sexto mês de vida e acompanham a mãe até cerca de um ano e meio de idade.
Instituto Onça-Pintada
A entidade foi criada em 2022 pelos biólogos Anah Tereza de Almeida e Leandro Silveira. Ambos se dedicam à preservação da onça-pintada no Brasil, além de executar e apoiar pesquisas sobre esse mamíferos.