China alerta EUA contra cruzar a “linha vermelha“ sobre Taiwan

CNN Brasil


A China alertou os Estados Unidos na segunda-feira (2) para não cruzarem a “linha vermelha” sobre Taiwan e pediu que parassem de apoiar as forças separatistas pela independência da ilha.

Os comentários feitos na segunda-feira pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, ocorreram depois que o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, visitou o Havaí no sábado (30).

Lai estava fazendo uma viagem de dois dias ao Havaí como parte de uma visita de uma semana a aliados no Pacífico. A China condenou a viagem, dizendo que se opõe a quaisquer paradas de trânsito de líderes taiwaneses em território americano.

Lai também manteve uma ligação de 20 minutos com a ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, no domingo (1º), durante a qual eles discutiram as ameaças militares da China, informou a Agência Central de Notícias oficial de Taiwan.

A China reivindica Taiwan, governada democraticamente, como seu próprio território, uma posição que Lai e seu governo rejeitam, e intensificou suas atividades militares ao redor da ilha nos últimos cinco anos.

Na sexta-feira (29), O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a potencial venda de peças de reposição para jatos F-16 e radares para Taiwan por um valor estimado de US$ 385 milhões, disse o Pentágono.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Tiroteio em Saquarema (RJ) deixa cinco mortos e policial ferido

Uma operação da Polícia Civil no bairro de Jaconé, em Saquarema, na Região dos Lagos, deixou…

Antes de fim do contrato com a Ucrânia, Putin se reúne com líder eslovaco

O presidente russo Vladimir Putin se encontrou com o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico no Kremlin…

Comandante do Corpo de Bombeiros explica como ocorreu queda de avião em Gramado

Em entrevista à CNN, o coronel Maurício Correa, comandante do Corpo de Bombeiros, do Rio…