China apoia Panamá após declarações de Trump sobre o controle do canal

CNN Brasil


A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse nesta segunda-feira (23) que seu país “sempre apoiou o povo do Panamá em sua justa causa pela soberania do canal”. O comentário vem após as declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que insinuou que poderia exigir o controle da via.

Durante a coletiva de imprensa diária oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning afirmou que o governo chinês acompanhou as declarações do presidente do Panamá, José Raúl Mulino.

Em entrevista para a CNN em espanhol e o Miami Herald, Mulino disse nesta segunda-feira que acreditar que seu país não pode lidar com o canal do Panamá é uma “manifestação de ignorância da história”.

“Nós observamos que o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, emitiu uma declaração aberta sobre isso. Ele ressaltou que cada metro quadrado do Canal do Panamá e sua área adjacente pertence ao Panamá e que a soberania e independência do país não são negociáveis. Acrescentou que as tarifas não são um capricho e que o canal não tem controle, direto ou indireto, de qualquer poder”, afirmou Mao Ning.

A porta-voz também garantiu que Pequim “reconhecerá o canal como uma via marítima internacional permanentemente neutra”.

Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?



Fonte do Texto

VEJA MAIS

PRF encontrou pastor transtornado abraçado ao corpo do filho na BR-262

Pastor da igreja Comunidade Por Amor, em Corumbá, Diego Quintana, foi encontrado pela PRF (Polícia…

PRF afasta policiais envolvidos em abordagem com tiro na cabeça de jovem no RJ

A Direção-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) afastou preventivamente das atividades operacionais os policiais envolvidos…

Tamanduá-bandeira imita pet e rola de felicidade com presentes de Natal

Poderia ser cachorro ou até mesmo gato, mesmo com temperamento peculiar dos bichanos, mas quem…