China e Japão firmam acordo sobre descarte de água radioativa de Fukushima


A China e o Japão entraram em acordo no mês de agosto sobre o descarte de água radioativa da usina nuclear de Fukushima, informou o Ministério das Relações Exteriores da China nesta sexta-feira (20), pondo fim a uma disputa diplomática que já durava mais de dois anos.

Pequim classificou a liberação como “uma importante questão de segurança nuclear com implicações transfronteiriças”, depois que Tóquio começou a descarregar água radioativa tratada do local em agosto de 2023. O país também anunciou uma proibição geral de todos os produtos aquáticos do Japão.

O Japão, por sua vez, criticou a China por divulgar “alegações cientificamente infundadas”, após a Agência Internacional de Energia Atômica, órgão de fiscalização nuclear da ONU, afirmar que o plano atendia aos padrões internacionais e teria um impacto “insignificante” sobre as pessoas e o meio ambiente, cerca de um mês antes de o Japão liberar a água.

Os dois lados concordaram que o Japão estabelecesse um acordo de monitoramento internacional de longo prazo e permitisse que as partes interessadas realizassem amostragem e monitoramento independentes, informou o ministério em um comunicado.

Mas Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse mais tarde que o fato de os dois países terem chegado a um consenso “não significa que a China retomará imediatamente as importações de produtos aquáticos japoneses”, em uma coletiva de imprensa em Pequim.

“Realizaremos consultas técnicas com o lado japonês e retomaremos gradualmente a importação de produtos aquáticos japoneses”, acrescentou.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Grande ataque israelense atinge subúrbio ao sul de Beirute

Neste domingo (24), um subúrbio no sul de Beirute foi tomado por fumaça após ser…

Treze cidades de MG decretam anormalidade em razão das chuvas

Ao todo, treze municípios de Minas Gerais já decretaram emergência e anormalidade, entre setembro e…

Conheça Carina, a vaca que entra pra história como a mais cara do mundo

Acredite se quiser! Uma vaca criada no Brasil acaba de entrar para a história como…