Chuva de dezembro em São Paulo é 11,5% acima da média para o mês

CNN Brasil


Até esta sexta-feira (27), as chuvas que atingiram a cidade de São Paulo já superaram a média para o mês de dezembro. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital paulista, já choveu 204mm. O número é 11,5% maior do que os 182,9mm esperados para o mês.

O meteorologista Michael Pantera, do CGE, explica que o tempo instável na cidade é devido a influência de um sistema meteorológico típico do verão.

“A frente fria e a Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) que causaram grandes volumes de chuva nos últimos dias na capital paulista avançam para o sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro no fim de semana. O tempo ainda segue instável, porém, com chuvas mais fracas e isoladas”, diz Pantera.

Para o final de semana, a previsão é de que a Grande São Paulo tenha chuva mais fracas e isoladas.

No sábado (28), a madrugada deve ter nebulosidade e chuva durante a madrugada. Durante o dia, o tempo melhora e o sol aparece entre nuvens.

Em São Paulo, os termômetros variam entre 20ºC e 26ºC, com possibilidade de pancadas de chuva moderada, com chances de raios e rajadas de vento. “O solo encharcado ainda mantém elevado o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra”, alerta Pantera.

Para a semana do Ano Novo, as condições climáticas devem seguir parecidas da semana de Natal. “Os modelos numéricos de previsão estendida indicam que a primeira semana de 2025 deve transcorrer com essas mesmas condições, ou seja, sol e temperaturas em elevação, apenas com chuvas isoladas concentradas entre o final da tarde e o início da noite”, afirma Michael Pantera.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Evo Morales é convocado para audiência por acusação de tráfico humano

Um juiz de Tarija, na Bolívia, convocou o ex-presidente Evo Morales para uma audiência sobre…

Duas pessoas morrem após desabamento de casa em Belo Horizonte

Ao menos duas mulheres morreram depois que uma casa de dois andares desabou no bairro…

Bioparque encerra atendimento e reabre só em 2025

Se não aproveitou o fim de ano para visitar o maior aquário de água doce…