Chuva de meteoros geminídeas ilumina o céu brasileiro nesta sexta


Prepare-se para um espetáculo celeste! Na noite desta sexta-feira, 13 de dezembro, o Brasil será palco de um evento astronômico imperdível: a chuva de meteoros Geminídeas. Conhecida por sua intensidade e beleza, essa chuva promete iluminar o céu com dezenas de meteoros por hora.

Chuva de meteoros geminídeas ilumina o céu brasileiro nesta sexta. (Foto: Reprodução)

O que são as Geminídeas?

As chuvas são associadas às órbitas de cometa, uma vez ao ano, a terra “passa” pela trajetória pela trilha de detritos deixada por um cometa, existe diversas chuvas associadas a diversos cometas. Mas, de acordo com o astrônomo, que realiza programas de divulgação científica em parceria com a NASA, Eduardo Baldaci, as Geminídeas são uma rara exceção de uma chuva causada por um corpo celeste que se chocou com um asteroide.

Ao entrarem em contato com a atmosfera terrestre, esses fragmentos incandescem, criando popularmente conhecido como “estrelas cadentes”.

“Os cometas quando eles vão chegando perto do Sol, eles vão ter um fenômeno que é a a sublimação -passar direto do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo líquido- nisso, o cometa vai soltando detritos, que é a cauda dele, vai deixando aqueles detritos no espaço. Então a terra passa por diversas por diversas óbitos de diversos cometas, todos os meses do ano. Só que neste caso específico, é uma chuva rara porque não é não é um cometa, é o asteroide 3.200 Phaeton”.

Como observar:

  • Como: Não é necessário nenhum equipamento especial. Basta deitar-se em um local confortável e olhar para o céu para o lado nordeste.

De acordo com o astrônomo, que realiza programas de divulgação científica em parceria com a NASA. A Eduardo Baldaci existe um ponto imaginário no céu chamado radiante, no qual é onde podemos ver o meteoros nascer.

No caso da geminídeas, o radiante está na constelação de gêmeos e graficamente está para o lado Nordeste. Mas, ele orientou outra maneira de olhar o espetáculo celeste.

estrela radiante geminideas
“A constelação de gêmeos é vizinha da constelação do Órion, onde está as três marias”. (Foto: Imagem gerada pelo Stellarium)

“A pessoa vai olhar na direção a onde o sol nasce, que é Leste. Aí muito próximo das três marias, que todo mundo conhece, está a constelação de gêmeos. A constelação de gêmeos é vizinha da constelação do Órion, onde está as três marias. Então é só olhar nessa direção depois da meia-noite, porque há uma curiosidade a meia-noite, ela é a mais escura da noite. Então os meteoros geralmente são mais visíveis depois da meia-noite”.

  • Onde: Procure um local escuro, longe da poluição luminosa das cidades.

“A poluição luminosa que são as luzes da da cidade, atrapalha. Temos a lua que também atrapalha. Mas, mesmo assim existem meteoros que são um pouco mais brilhantes e que riscam o céu um tanto mais longo, um risco maior então dá para ver.”

  • Quando: A chuva acontece entre 19 de novembro a 24 de dezembro, porém será na sexta-feira (13) a partir das 22h (horário de Cuiabá).

Por que as Geminídeas são especiais?

As Geminídeas são consideradas uma das chuvas de meteoros mais intensas, podendo apresentar 120 até 150 meteoros por hora em seu pico.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Terremoto de magnitude 6,4 atinge o Chile; tremores são sentidos em Santiago

Um terremoto de magnitude 6,4 ocorreu nesta sexta-feira (13) à noite, no horário local, no…

morador aponta arma para zelador antes de agredi-lo em Cuiabá

Imagens de câmeras de segurança mostram, por um novo ângulo, o momento em que um…

Abuso, tortura e estelionato: como agia o falso guru em “seita“ no RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga um falso guru espiritual acusado de…