Uma chuva forte atingiu a Grande São Paulo na tarde desta segunda-feira (31). A região Sudeste da cidade, o ABC Paulista, foi uma das áreas mais afetada. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram chuva de granizo e a estação de trem Celso Daniel, em Santo André, de baixo d´água.
A estação de trem pertence a linha 10 (Turquesa) da Companhia Paulista Metropolitana de Trens (CPTM), que está com a operação parcial nesta tarde pelo alagamento na via. Por conta do alagamento nas vias, os trens não circulam entre as Estações Pref. Celso Daniel-Santo André e Mauá.
Às 14h47, Defesa Civil de São Paulo emitiu um “alerta severo” para os moradores da região. O aviso informa: “Risco alto para alagamentos e deslizamentos. Mantenha-se em local seguro”.
Podem ocorrer novos pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE), ligado à prefeitura. O risco de temporal eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.
São Paulo deve enfrentar uma semana chuvosa entre 31 de março e 6 de abril, com temperaturas entre 15°C e 32°C. O período será marcado por chuvas diárias e uma queda expressiva na temperatura.