Chuvas fortes: Minas Gerais deve registrar tempestades nas próximas 72 horas


Chuvas intensas, com possibilidade de vendaval e queda de granizo, podem atingir Minas Gerais entre esta sexta-feira (18) e domingo (20). O alerta foi dado para a população pela Defesa Civil do estado e o aviso vale principalmente para a metade sul do estado.

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), ao longo das próximas 72 horas, existe a possibilidade de tempestades com altas taxas de precipitação em grande parte do estado.

Tempestades mais intensas devem atingir a Zona da Mata mineira ainda ao longo desta sexta-feira (18). Na parte sul do estado, são esperados acumulados significativos de chuva de 20 a 40 mm. No região oeste, os volumes devem ficar entre 40 e 60 mm.

No sábado (19), as condições devem seguir do mesmo jeito no oeste do Triângulo Mineiro, Vale do Rio Doce e na Zona da Mata. No norte de Minas, a previsão é de tempestades isoladas. Na metade sul do estado, são esperados acumulados de chuva entre 40 e 70 mm, com picos de 100 mm entre o Triângulo Mineiro, Central Mineira e noroeste de Minas.

Já no domingo (20), o alerta é para tempestades severas, associadas a granizo e vendavais, no Oeste do estado. Entre o Sul de Minas e o Vale do Rio Doce, o tempo fica nublado e chuvoso. A previsão é de acumulados de chuva entre 40 e 80 mm no centro e noroeste de Minas.

Equipes da Defesa Civil estão de sobreaviso em todas as regiões do estado e com monitoramento 24 horas.

“Junto aos demais órgãos, entidades e parceiros que compõem o Sistema Estadual de Defesa Civil, seguimos trabalhando para fazer de Minas um estado cada vez mais resiliente. É importante que todo mineiro tenha conhecimento da possibilidade de fortes chuvas e planeje seus deslocamentos para evitar exposição ao risco. Por isso é válido estar cadastrado no 40199”, destaca o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, major Wenderson Duarte Marcelino.

Orientações em caso de tempestades:

  • Não atravesse a enxurrada
  • Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
  • Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
  • Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação.
  • Aos motoristas: em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água!
  • Em caso de emergência, ligue: 190 (PM), 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil)



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Apresentador e cozinheiro, Jimmy Ogro, é assaltado no RJ

O apresentador e cozinheiro expert em carnes, Jimmy Ogro, foi assaltado na madrugada desta sexta-feira…

Atendimento na Casa da Mulher Brasileira é suspenso neste sábado

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande terá o atendimento suspenso, neste sábado (19),…

Putin diz que EUA estão minando relação comercial com a China

A imposição de sanções comerciais dos EUA contra a economia da China ameaça as relações…