CIA teve papel crítico em troca de prisioneiros, diz autoridade dos EUA


A CIA trabalhou durante anos através de um canal com a inteligência russa, desempenhando um papel crítico na troca de prisioneiros entre EUA e Rússia desta quinta-feira (1º), com o diretor Bill Burns e outros funcionários da agência diretamente envolvidos nas negociações, segundo um funcionário oficial americano.

A última proposta de troca foi apresentada à inteligência russa em um terceiro país no final de junho. Burns não estava presente e outros funcionários da CIA participaram da reunião. No início de julho, o lado russo indicou em uma ligação com Burns que concordava, em princípio, com a proposta. Em meados de julho, o texto foi formalmente aceito.

O agente dos EUA se recusou a nomear o terceiro país, mas o serviço de inteligência turco, denominado MIT, criou “canais de diálogo” e organizou a reunião final entre os oficiais ​​de inteligência antes da troca desta quinta-feira (1º), de acordo com o gabinete do presidente turco.

“As partes foram reunidas na Turquia em julho de 2024 com a organização do MIT, que utiliza efetivamente a diplomacia de inteligência”, afirmou o gabinete em um comunicado. “Foram realizadas negociações sobre a atividade de intercâmbio a ser realizada entre cidadãos russos e cidadãos de países ocidentais presos nos EUA, Alemanha, Polônia, Noruega, Eslovênia, Rússia e Belarus”.

“Assim como todas as medidas de segurança, planejamentos logísticos e necessidades da atividade de compensação foram atendidas pelo MIT, a comunicação e coordenação entre as partes também foram fornecidas através do MIT”, acrescentou.

Bill Burns viajou recentemente à Turquia para discutir a troca com autoridades dos Estados Unidos e da Turquia, confirmou um alto funcionário do governo.

A enorme troca de prisioneiros entre EUA e Rússia foi um “milagre logístico” e o governo turco foi “extremamente prestativo”, o funcionário declarou.

A Turquia foi escolhida como parceira nesta troca porque esteve envolvida em uma série de negociações envolvendo a Rússia, como a iniciativa de cereais do Mar Negro e a troca de prisioneiros que libertou Brittney Griner, destacou este responsável.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Dois soldados israelenses morrem durante combate no norte do país

Ao menos dois soldados morreram em combate no norte de Israel, disseram os militares israelenses…

Conselheiro tutelar é preso suspeito de abusar a própria enteada em SC

Um conselheiro tutelar foi preso temporariamente, nesta quarta-feira (18), suspeito de praticar crimes sexuais contra…

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González como presidente eleito da Venezuela

O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira (19) a resolução para que a câmara reconheça Edmundo…