A Colossal Biosciences, empresa que busca trazer de volta animais extintos há milhares de anos, anunciou, nesta segunda (7) ter “revivido” o lobo-terrível. A espécie de lobo gigante foi extinta há cerca de 13 mil anos e ficou famosa pela série de televisão Game of Thrones.
Segundo a empresa, foram realizadas mais de 20 edições genéticas em 14 genes do lobo-cinzento moderno, adaptando o DNA para se aproximar ao máximo do perfil genético do lobo-terrível.
O material genético foi reconstruído a partir de fósseis datados entre 11,5 mil e 72 mil anos, permitindo a criação de embriões compatíveis.
Esses embriões foram implantados em cadelas, que serviram como mães substitutas. O resultado foi o nascimento de três filhotes: Rômulo e Remo, nascidos em 1º de outubro de 2024, e Khaleesi, em 31 de janeiro de 2025.

Os animais estão saudáveis e são acompanhados por uma equipe de cientistas em um centro de preservação da vida selvagem no norte dos Estados Unidos.
Lobo-terrível
Com dentes e mandíbulas poderosas, os lobos-terríveis dominaram vastas regiões do sul do Canadá e dos Estados Unidos, caçando grandes presas como cavalos, bisões e até mamutes.
No entanto, a extinção desses animais, provocada em parte pela ação humana, teria levado também ao desaparecimento do predador.
Fundada em 2021, a Colossal Biosciences tem como missão “ressuscitar” espécies extintas com o objetivo de restaurar ecossistemas e ajudar no combate às mudanças climáticas.
A empresa acredita que o retorno de animais como o lobo-terrível pode contribuir para o equilíbrio ambiental e, indiretamente, auxiliar na redução das emissões de dióxido de carbono.
-
Casal de lobos-guará é flagrado “flertando” em período reprodutivo