Uma clínica veterinária foi interditada nesta quinta-feira (24) no município de Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá) por irregularidades no funcionamento. A ação foi realizada pela Polícia Civil, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) e a Vigilância Sanitária Municipal, no âmbito da Operação Sansão.
Durante a fiscalização, foram constatadas diversas infrações, como insalubridade no ambiente, comércio de medicamentos vencidos e atendimentos veterinários sem licenciamento. O CRMV-MT reprovou todas as condições de adequação da clínica.
A Vigilância Sanitária também identificou focos de proliferação de mosquitos no local, situação que contribuiu para o aumento dos casos de chikungunya entre moradores da região.
Diante das irregularidades, a Polícia Civil instaurou um procedimento investigativo para apurar o possível cometimento de crime ambiental.
Operação Sansão
Criada em 2022 pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), a Operação Sansão já apurou mais de 2 mil denúncias de maus-tratos contra animais domésticos em Mato Grosso.
O nome da operação faz referência ao cachorro Sansão, da raça pitbull, que em 2020 teve as patas traseiras decepadas por agressores em Minas Gerais. O animal voltou a andar com o auxílio de próteses doadas por uma associação norte-americana de proteção animal.
-
Novas normas para transporte aéreo de animais são aprovadas no Senado
-
MP notifica Água Boa para construção de canil e medidas contra maus-tratos a animais