A prefeitura de Dourados, a segunda maior cidade do estado, está sem dinheiro para pagar os servidores em janeiro. A afirmação foi feita pelo prefeito eleito Marçal Filho durante entrevista ao Papo das 7, quadro do Bom Dia MS, na manhã desta quarta-feira (15).
Segundo o prefeito, a atual administração recebeu aos cofres praticamente vazios e com dívidas mais altas do que o município consegue pagar.
Apesar da afirmação, Marçal Filho garantiu que o pagamento dos funcionários é prioridade e para cumprir o compromisso vai deixar de pagar fornecedores neste mês.
De acordo com o prefeito, mesmo com a necessidade de pessoal nas secretarias, não haverá contratações neste mês. Outra medida para equilibrar os cofres públicos é a revisão de projetos da antiga gestão e de contratos de empréstimo com a Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).
Outro órgão que vai passar por “pente-fino” na atual gestão é a Fundação de Serviços de Saúde de Dourados.
Durante a entrevista, o prefeito reforçou que as contas da fundação passarão por auditória para que se entenda o valor da dívida da pasta, que sequer conseguiu pagar os salários dos funcionários do Hospital da Vida em dezembro e para onde o dinheiro foi, já que uma das principais reclamações dos moradores é justamente a saúde pública do município.
Três anos sem voos
Marçal Filho reforçou ainda que nós próximos meses deve resolver outra situação que perdura por anos em Dourados: o aeroporto da cidade. Há cerca de três anos o segundo maior município do estado não recebe voos.
Para garantir o retorno, ainda no primeiro semestre, o prefeito já se reuniu com a companhia aérea Azul e o mesmo deve ser feito com outras empresas nós próximos meses.