A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7) em todo o país. A ação visa proteger os grupos mais vulneráveis contra o vírus influenza, responsável por milhares de internações e mortes a cada ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, somente na Região Norte a campanha será realizada no segundo semestre, quando há maior circulação do vírus na região. Ao todo, foram adquiridas 73,6 milhões de doses da vacina, sendo:
- 67,6 milhões de doses destinadas às regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste;
- 5,9 milhões de doses reservadas para a Região Norte.
💉Público-alvo
A vacinação é destinada, inicialmente, às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. São eles:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Trabalhadores da saúde
- Professores (ensinos básico e superior)
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuários
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas
- Trabalhadores dos Correios
- Pessoas em situação de rua
- População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos)
Na capital mato-grossense, Cuiabá, a campanha também tem início nesta segunda-feira (7), com a distribuição das primeiras 14 mil doses nas 73 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A imunização seguirá o cronograma do público-alvo, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Em 2024, Cuiabá registrou 50 casos confirmados de gripe, com 8 internações e 2 óbitos. A meta deste ano é superar a cobertura vacinal anterior, que alcançou 44,89% do público-alvo, com 142.125 doses aplicadas.
Para se vacinar, é necessário apresentar:
- Documento de identificação com foto
- Caderneta de vacinação
- Comprovante de pertencimento a um grupo prioritário
O Dia D da vacinação está marcado para o dia 10 de maio.
Vacinação de indígenas
Em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, por exemplo, os indígenas estão inclusos no público-alvo da imunização. Um município que abriga inúmeras aldeias terá atendimento especializado aos indígenas da região.
Eficácia e segurança
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença.
Em 2025, a dose contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração, de acordo com o ministério, pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Em 2024, a cobertura vacinal contra a gripe entre os públicos prioritários foi de 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões.
-
MT tem 300 casos de chikungunya por dia e três mortes por semana
-
Você pode ter dinheiro esquecido: veja como consultar e sacar o saldo do antigo fundo PIS/PASEP