Comitê do Nobel elogia trabalho de Jimmy Carter pela paz e democracia

CNN Brasil


O órgão que concede o Prêmio Nobel da Paz disse nesta segunda-feira (30) que o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter deve ser elogiado por suas “décadas de esforços incansáveis” para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais e para promover a democracia e os direitos humanos.

Carter, presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981, morreu no domingo (29) aos 100 anos.

O Comitê Norueguês do Nobel geralmente se abstém de comentar as mortes de vencedores do Prêmio Nobel da Paz. A última vez que o fez foi em 2017, quando o dissidente chinês Liu Xiaobo morreu na prisão.

O comitê reiterou seu elogio a Carter nesta segunda-feira, lembrando as referências feitas ao líder norte-americano quando ele recebeu o prêmio em 2002.

“Com a morte do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, o Comitê Norueguês do Nobel gostaria de repetir seu elogio por suas ‘décadas de esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, para promover a democracia e os direitos humanos e para promover o desenvolvimento econômico e social’”, disse o comitê, à Reuters.

E acrescentou: “No início deste outono, o Comitê teve o prazer de parabenizá-lo por seu 100º aniversário, afirmando que seu trabalho em prol da paz, da democracia e dos direitos humanos será lembrado por mais 100 anos ou mais”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Presidente do México rebate Trump e exibe mapa com “América Mexicana“

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, sugeriu nesta quarta-feira (8) mudar o nome de uma…

Polícia Civil faz operação contra venda de ingressos falsos para atrações turísticas no RS

A Polícia Civil deflagrou uma operação conjunta para desmantelar um esquema de fraudes na venda…

Medicamentos vencidos encontrados em Cuiabá salvariam 400 animais

Foram encontrados 17 medicamentos com prazo de validade vencido nesta quarta-feira (8), em um depósito…