Há 23 anos, no dia 11 de setembro de 2001, o mundo foi marcado pelos ataques terroristas que são considerados um dos maiores atentados da história dos Estados Unidos.
Ao todo, 2.997 pessoas, incluindo 19 terroristas, morreram durante os ataques, que tinham como alvo o World Trade Center, em Nova York, o Pentágono e a Casa Branca ou o Capitólio.
Quatro aviões comerciais americanos foram sequestrados por terroristas na costa leste do país: dois deles foram usados contra as torres do World Trade Center (WTC); outro foi jogado contra o Pentágono, na capital Washington; e o quarto caiu em uma área desabitada no estado da Pensilvânia.
Nos quatro voos sequestrados, 33 tripulantes e 213 passageiros morreram.
O ataque terrorista inspirou diversas produções audiovisuais, como filmes, documentários e séries.
Confira alguns títulos que retratam o tema:
As Torres Gêmeas (2006)
Baseado em uma história verídica, os personagens principais, Will Jimeno (Michael Peña), John McLoughlin (Nicolas Cage) e seus colegas, partem para o centro de Manhattan, como em um dia comum.
Até que um ataque terrorista ao World Trade Center muda completamente a situação, fazendo com que toda a equipe do Departamento seja convocada com urgência ao local.
A primeira equipe a entrar na torre não atingida é composta por cinco homens, entre eles Jimeno e McLoughlin.
Porém, enquanto estão dentro do prédio, tentando ajudar os sobreviventes, um segundo ataque terrorista atinge o World Trade Center.
Voo United 93 (2006)
O filme retrata a história real dos passageiros a bordo da aeronave UA-93, que foi sequestrada no dia dos ataques às Torres Gêmeas, mas que conseguiram impedir o ataque. O avião seria o quarto a ser usado.
Durante 90 minutos, a aeronave permaneceu no ar, e, nesse período, os passageiros decidiram reagir para evitar que os planos terroristas fossem concluídos. O longa-metragem está disponível no Telecine.
Lembranças (2010)
O filme retrata a vida de Tyler Roth (Robert Pattinson) no período dos ataques terroristas em Nova York.
Ele é um jovem rebelde que não tem uma boa relação com o pai, Charles (Pierce Brosnan), desde que uma tragédia abalou sua família. É possível assistir ao filme pelo Telecine.
Tão Forte e Tão Perto (2011)
Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks), que criou uma história fictícia sobre um distrito desaparecido em Nova York para incentivar o filho a interagir com diferentes tipos de pessoas.
Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001 e morreu nos ataques. A perda foi devastadora para Oskar e sua mãe, Linda (Sandra Bullock).
Um ano depois, Oskar encontra uma chave em um envelope com a palavra “Black” e acredita que seu pai deixou um enigma para ele.
O garoto inicia uma jornada por Nova York em busca de pessoas com o sobrenome Black. O filme está disponível para aluguel no Prime Video e na Apple TV.
A Hora Mais Escura (2012)
Aclamado pela crítica e indicado a cinco categorias do Oscar, “A Hora Mais Escura” retrata a caçada a Osama bin Laden sob a perspectiva de Maya (Jessica Chastain), uma agente da CIA que descobre interlocutores do líder terrorista.
Ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês com o objetivo de capturar e matar Bin Laden.
Quanto Vale? (2020)
O advogado Ken Feinberg (Michael Keaton), especializado em acordos indenizatórios, é encarregado de determinar os valores das indenizações às famílias das vítimas do 11 de setembro.
Ele precisa aprender o verdadeiro significado de empatia ao lidar com essa tarefa quase impossível. O filme é baseado em fatos reais e está disponível na Netflix.
Come From Away: Bem-vindos a Gander (2021)
Filmado ao vivo na Broadway, o musical vencedor do prêmio Tony conta a incrível história verídica de 38 voos desviados para uma pequena cidade canadense em 11 de setembro de 2001.
Moradores da cidade se unem aos passageiros em busca de esperança. O musical pode ser assistido na Apple TV.
Fahrenheit 11 de Setembro (2004)
O documentário “Fahrenheit 11 de Setembro” investiga as motivações dos ataques, traçando paralelos entre as administrações das duas gerações da família Bush nos EUA e as possíveis relações entre George W. Bush e Osama bin Laden. O filme foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente (2021)
Este documentário narra os eventos do ponto de vista do então presidente dos EUA, George W. Bush, e de sua equipe nas primeiras horas após o ataque.
Entre os depoimentos estão os do próprio ex-presidente, do ex-vice-presidente Dick Cheney e da ex-secretária de Estado Condoleezza Rice. O documentário pode ser assistido no Prime Video.
À Sombra das Torres: O 11 de Setembro em Stuyvesant (2019)
No momento do ataque às Torres Gêmeas, as aulas na escola Stuyvesant estavam apenas começando. O documentário narra as consequências da tragédia sob o ponto de vista dos alunos da escola.
Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror (2021)
Lançada no 20º aniversário do atentado, a série documental “Ponto de Virada” acompanha os ataques ao World Trade Center, o surgimento da Al-Qaeda nos anos 1980 e a resposta dos EUA ao Oriente Médio após o atentado. A série tem cinco episódios e está disponível na Netflix.