Um confronto entre indígenas e produtores rurais em uma fazenda localizada em Douradina, município a 181 km de Campo Grande, será investigado pelo MPF (Ministério Público Federal). O caso aconteceu no sábado (4), e deixou 6 indígenas feridos aparentemente por armas de fogo e balas de borracha. Segue abaixo vídeos na região:
De acordo com informações do 3° Batalhão de Polícia Militar de Dourados, que atende o ocorrido, alguns indígenas Guarani Kaiowá entraram em uma área de fazenda. O MPI (Ministério Público dos Povos Indígenas) informou que a propriedade fica na TI (Terra Indígena) Panambi-Lagoa Rica, em Douradina.
A PM não tem informação sobre em que momento o confronto teria começado, “se foi antes ou depois dessa ação de produtores rurais para retirada dos indígenas após eles atearam fogo na palha”.
-
5 são presos com drones para jogar drogas em presídio de Campo Grande
A Força Nacional teria sido acionada pelos próprios indígenas. Somente com a chegada de um procurador do MPF, quase duas horas depois, o grupo aceitou atendimento.
Na aldeia, 6 indígenas foram encontrados com ferimentos e levados para o Hospital da Vida, em Dourados. Alguns apresentavam ferimentos semelhantes de balas de borracha e outros com disparo de arma de fogo.
O MPI imitiu ainda uma nota de repúdio a violência contra os indígenas Guarani Kaiowá. “Vale ressaltar que as retomadas estão sendo realizadas em território já delimitado pela Funai em 2011. O documento segue válido, porém, o andamento do procedimento demarcatório se encontra suspenso por ordem judicial”.