Com mais de 39 mil famílias beneficiadas, o kit de antena parabólica digital dá a diversas pessoas de baixa renda a oportunidade de assistir aos canais de TV com qualidade de imagem e áudio melhorados. Com o desligamento do sinal analógico, previsto para ser desligado em breve, o Governo Federal oferece o kit completo para muitos grupos.
Veja 6 programas sociais que dão direito a antena parabólica gratuita:
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): Consiste no pagamento de um salário-mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência, de qualquer idade. Para receber o benefício, é necessário que a renda per capita da família seja igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo;
- Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE): Tarifa especial, com descontos, aplicada à conta de energia elétrica de todos os consumidores enquadrados na Subclasse Residencial Baixa Renda;
- Minha Casa, Minha Vida: Programa habitacional que oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias. Como abrange diversas faixas de renda, nem todo beneficiário do MCMV é inscrito no CadÚnico, já que o cadastro é para famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa;
- Água Para Todos (Cisternas): O programa é voltado para famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais;
- Carteira da Pessoa Idosa: A política pública dá acesso a transporte interestadual gratuito ou desconto no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos;
- Poupança Ensino Médio: Instituído pela lei que criou o Programa Pé de Meia, trata-se de um incentivo educacional para estudantes de baixa renda do Ensino Médio público.
🔎Como funciona a instalação da parabólica digital?
Em todo o país, já foram instalados mais de 3 milhões de kits com a nova parabólica digital.
O serviço de instalação da nova antena está sendo realizado pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova digital nos lares de famílias de baixa renda.
Vale lembrar que tanto a instalação da nova parabólica, no alto das casas, quanto a conexão com a televisão e a configuração do receptor são realizadas pelo técnico da entidade.
🔎Quem não precisa trocar?
Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir TV, como antena digital, espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e televisão por assinatura, não precisa fazer a troca do equipamento.
🔎Como solicitar a troca?
Os cidadãos devem ficar atentos, pois o Siga Antenado não procura as famílias. Por motivos de segurança, aqueles que querem trocar precisam entrar em contato com a entidade, por meio de dois canais de atendimento:
- acessando o site (clique aqui);
- ligando para o telefone 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp.
Durante o atendimento, o cidadão precisa informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou NIS (Número de Identificação Social).
Caso seja confirmado que a família se enquadra no grupo de beneficiários, ela deverá fazer o agendamento e escolher o melhor dia para receber a visita do técnico da Siga Antenado para a instalação gratuita do kit que consiste em antena, receptor, cabos, controle remoto e pilhas.
🔎Qual tipo de televisão funciona?
A nova parabólica digital é compatível com televisores de todos os tipos, inclusive aqueles antigos, de tubo. Por isso, nenhum beneficiário precisa trocar o aparelho de TV para ter acesso aos canais.
A Siga Antenado trabalha com várias marcas de equipamentos, o que faz com que as antenas sejam compatíveis com qualquer tipo de TV.
🔎Quantidade de televisores
E para quem tem mais de uma televisão em casa? A nova parabólica fornece sinal para todas as TVs, mas cada uma precisa ter o seu próprio receptor para que a imagem e som funcionem com qualidade.
Além disso, caso a família tente ligar o sinal em mais de três TVs ao mesmo tempo, pode ser necessário um amplificador de sinal.
🔎Quais as vantagens da nova antena?
Com a antena tradicional deixando de funcionar até o fim de 2024, a nova parabólica digital, além de ser mais moderna e pequena, ainda oferece mais de 80 canais para os usuários, incluindo os regionais.
Tudo isso poderá ser apreciado, gratuitamente, com maior qualidade de imagem e som.
-
Nova parabólica digital: mais de 38 mil kits gratuitos são instalados em MT
-
Parabólica digital: se você ainda não tem, veja principais dúvidas e respostas
-
Emissoras de TV passam a transmitir pela nova parabólica digital