Onça é tudo igual? Não! Nem de longe as onças são iguais, mesmo quando estamos falando de uma mesma espécie. Ficou confuso (a)? O Primeira Página conversou exclusivamente com o médico veterinário e pesquisador Joares May que explicou as principais diferenças entre as onças-pintadas, pardas e pretas.
Um mal-entendido que ocorre frequentemente, diz respeito as onças-pintadas e as onças-pretas. Embora visivelmente sejam diferentes, elas são da mesma espécie.
“Onça-pintada e onça-preta são a mesma coisa! Muitas vezes, a gente vê um casal, um preto e outro pintado, e nascem filhotes dos dois jeitos. Então, é tudo igual, não tem diferença nenhuma”, conta Joares.
No entanto, quando o assunto são onças-pardas a espécie é diferente, e há sim chances de uma invadir o território da outra e isso terminar em confusão.
Leia mais: Onça-pintada é flagrada atacando sucuri no Pantanal; imagens surpreendem
Segundo o veterinário, as questões comportamentais, e de hábito são mais complexas, uma vez que a onça-pintada, por ser maior e ocupar uma área mais extensa, pode entrar em conflito com a onça-parda em caso de encontro. Nessas situações, a onça-pintada pode, inclusive, agredir ou expulsar a onça-parda.
“A presença da onça-pintada em uma área pode limitar a distribuição da onça-parda devido à competição por recursos. Dessa forma, a coexistência das espécies é difícil e, quando ocorre, frequentemente resulta em conflitos”, afirma.
E a reprodução pode ocorrer entre as duas espécies?
A reprodução entre onça-pintada e onça-parda é altamente improvável, pois pertencem a gêneros distintos (Panthera e Puma, respectivamente) e, portanto, a espécies diferentes.
“Um aspecto interessante do comportamento social da onça pintada é a formação de grupos familiares, onde um macho pode se relacionar com duas ou mais fêmeas em uma mesma área. Esse padrão também é comum em populações de onças-pardas em muitos locais.” finaliza o médico veterinário.