Coreia do Sul acusa grupos pró-Rússia de ataques cibernéticos

CNN Brasil


Grupos de hackers pró-Rússia realizaram ataques cibernéticos contra a Coreia do Sul depois que a Coreia do Norte enviou tropas à Rússia para apoiar o país em guerra contra a Ucrânia, informou o gabinete presidencial de Seul nesta sexta-feira (8).

O gabinete sul-coreano realizou uma reunião de emergência entre agências de inteligência após detectar ataques em alguns sites governamentais e privados nos últimos dias.

Alguns portais sofreram interrupções temporárias, mas não houve danos graves, disse, acrescentando que o governo fortalecerá capacidade de responder a tais investidas.

“Os ataques cibernéticos de grupos hacktivistas pró-Rússia em nosso país ocorreram de forma intermitente no passado, mas se tornaram mais frequentes desde que a Coreia do Norte enviou tropas para a Rússia e participou da guerra na Ucrânia”, declarou o escritório em um comunicado.

Seul e Washington afirmam que há mais de 10 mil soldados norte-coreanos na Rússia, e autoridades americanas e o ministro da defesa da Ucrânia disseram que alguns deles entraram em combate na cidade de Kursk, perto da fronteira com a Ucrânia.

A nova cooperação militar entre Pyongyang e Moscou foi condenada pela Coreia do Sul, pelos Estados Unidos e pelos aliados ocidentais.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse na terça-feira (5) que as primeiras batalhas entre os militares de seu país e as tropas norte-coreanas “abrem uma nova página de instabilidade no mundo”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Criminoso atira no próprio pé durante tentativa de assalto em MT

Um homem de 23 anos disparou acidentalmente em seu próprio pé, durante uma tentativa de…

Oficinas de dança e capoeira são ofertadas no mês da Consciência Negra em Cuiabá

A partir deste sábado (9), uma série de atividades gratuitas serão realizadas no Museu de…

Vulcão indonésio lança cinzas a 10 km de altura; milhares de pessoas são retiradas

O Monte Lewotobi Laki-laki, na Indonésia, entrou em erupção várias vezes nesta sexta-feira (8), expelindo…