Coronel de MT está na comitiva brasileira que participará da posse de Trump

A posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para esta segunda-feira (20), atraiu uma comitiva de pelo menos 20 deputados federais brasileiros, incluindo a parlamentar Coronel Fernanda, de Mato Grosso. Entre os presentes também estão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP), além de representantes de partidos como PL, Novo, Podemos e Republicanos.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, impedido de participar da cerimônia, foi visto emocionado no aeroporto de Brasília ao se despedir de sua esposa, Michelle Bolsonaro, e de seu filho Eduardo, que embarcaram para os Estados Unidos.

Bolsonaro não pode viajar devido à retenção de seu passaporte por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes. A decisão está relacionada às investigações sobre a tentativa de golpe em 2022.

O secretário de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, deputado Mário Heringer (PDT-MG), afirmou que os parlamentares que viajaram para a posse de Trump estão custeando suas despesas de forma particular, “sem ônus para a Câmara”.

Promessas polêmicas e atrações musicais

A cerimônia de posse de Donald Trump ocorre em um cenário de críticas às propostas do presidente eleito. Trump prometeu endurecer políticas migratórias, incluindo:

  • Deportação de um número recorde de imigrantes em situação irregular.
  • Retomada da construção do muro na fronteira com o México.
  • Encerramento de programas temporários que permitiram a entrada legal de migrantes por razões humanitárias.
  • Fim da cidadania automática para filhos de pais em situação irregular nascidos nos EUA.

Apesar do tom conservador do evento, a escolha das atrações musicais gerou controvérsias. O grupo Village People, ícone da cultura gay, e a cantora country Carrie Underwood foram anunciados como destaques da celebração. Victor Willis, vocalista do Village People, declarou que o objetivo de sua participação é usar canções como “Y.M.C.A.” para promover união. Durante a campanha, Trump foi visto dançando ao som dessa música diversas vezes.

Clima gelado em Washington

A posse de Donald Trump também será marcada pelo frio intenso, com previsão de -6ºC em Washington, uma das cerimônias de posse mais geladas da história dos Estados Unidos.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Donald Trump discursa em último comício antes da posse em Washington

O presidente eleito Donald Trump discursa sobre sua vitória na eleição presidencial americana em um…

Deslizamento de terra deixa família soterrada em Manaus

Uma família ficou soterrada após um deslizamento de terra em Manaus, capital do Amazonas, na…

Confira quais são os 5 livros mais vendidos em janeiro de 2025

A leitura se mantém como um hábito valioso para muitas pessoas, e 2025 promete ser…