Coronel Rabelo de MS ganha prêmio “Melhores do Ano” da Globo


Coronel Rabelo foi quem representou o Intituto Homem Pantaneiro (IHP) no palco do Calderão do Huck deste domingo (15), durante a entrega de prêmios do “Melhores do Ano” da Globo. Presidente do projeto, ele luta a mais de 40 anos pela conservação do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Coronel Rabelo atua a 22 anos na conservação do Pantanal. (Foto: Redes Sociais)

O esforço do ex-militar teve início na década de 1980. Com o estado sul-matogrossense recém-criado, Rabelo ajudou a fundar a Polícia Militar Ambiental do MS, formando as primeiras equipes a combater crimes ambientais no Pantanal.

Em 2022, após cerca de 10 anos à frente da polícia, Rabelo se aposentou como coronel e fundou o IHP, que atua a mais de 22 anos pela conservação, recuperação ambiental e respeito à cultura pantaneira.

Chamado pelo apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, como Guardião do Pantanal, o Coronel foi homenageado e, ao receber o prêmio, emocionou todos os artistas e personalidades célebres da Globo presentes, com um discurso de encher os olhos.

Você pode assistir ao “Melhores do Ano” ao vivo pela Globoplay.

O Coronel Rabelo citou a obra “O Fazedor de Amanhecer” do escritor Manoel de Barros e inspirou a todos ao compartilhar sua paixão pela própria terra.

“Manoel de Barros ainda nos fala: eu não caminho para o fim, eu caminho para as minhas origens. E é nas nossas origens, que está a oportunidade de nós não permitirmos que esse noticiário altamente qualificado passe notícias que o Pantanal está queimando. Quero mostrar as aves, quero mostrar a gente pantaneira que talvez você conhece. Um dos únicos biomas no planeta que foi ocupado por uma gente brava, guerreira e que não destruiu e não matou”, destacou.

"Somos todos devedores dessas águas", disse Coronel Rabelo durante discurso. (Foto: Redes sociais)
“Somos todos devedores dessas águas”, disse Coronel Rabelo durante discurso. (Foto: Redes sociais)

O ativista agradece ainda aos 80 homens que na década de 80 ajudaram a impedir que a fauna do Pantanal fosse destruída e também a todos os brigadistas que atuam no bioma. Rabelo cita ainda os integrantes do prevfogo, do Corpo de Bombeiros e a brigada Alto Pantanal.

“Homens de coragem, homens que têm o compromisso e que renunciam como eu muitas vezes a presença da família, a presença dos filhos. Porque a grande maioria das pessoas têm compromisso com si mesmo e o compromisso com coletivo é um desafio que todos nós deveríamos assumir porque nós devemos de fato caminhar para as origens”, ressaltou.

Por fim, o Coronel se despediu com uma frase do escritor Manoel Barros:

“Somos todos devedores dessas águas”, conclui.

  1. Como tatu-canastra e abelhas do cerrado formaram amizade inesperada

  2. Tatu-Canastra: barriga tem segredo que garante proteção e sobrevivência

  3. De quarto à maternidade: tatu-canastra usa uma toca para cada momento



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Dentista é presa ao tentar entrar com celulares em presídio feminino

Uma dentista, de 41 anos, foi presa, ao ser flagrada tentando entrar na Penitenciária Feminina…

Golpe da falsa garota de programa fez mais de 30 vítimas no RJ; entenda o caso

Dois suspeitos foram presos, na última sexta-feira (13), no Rio de Janeiro, por envolvimento em…

Sinal simultâneo faz Globo e SBT transmitirem ao vivo prêmio Melhores do Ano

Este domingo (15) ficará na memória de todos os amantes de televisão no Brasil, isso…