Uma cena triste foi vista nesse domingo (20), nas águas do Rio Paraguai, que atravessa e compõe as belezas do Pantanal. O corpo de uma onça-pintada foi encontrado boiando na região de Corumbá.
De acordo com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o animal foi visto descendo as águas a cerca de duas horas de viagem da cidade pantaneira.
Até o momento, não se sabe qual a causa da morte, nem onde ela ocorreu. Autoridades policiais foram acionadas para investigar o caso.
-
Filhote de onça-pintada escorrega de galho e encanta até na queda; vídeo
-
Momento raro: onça-pintada e filhote caminham em direção a fotógrafo
Majestade do Pantanal
Considerado o terceiro maior felino do mundo, a onça-pintada é um predador topo da cadeia, reinando nos ambientes onde vive. Costuma se alimentar de tatus, cutias, antas e jacarés.
São de extrema importância para o equilíbrio do ecossistema e são carnívoras estritas, ou seja, só comem carne. Possui uma das mordidas mais poderosas entre os felinos, mais forte que a do tigre e leão.
Possui hábito predominantemente noturno, mas na região do Pantanal, onde é facilmente encontrada, também pode ser vista a luz do dia. Além disso, é o único felino das Américas capaz de rugir, mais conhecido como esturro.