Aos 38 anos, por questões de saúde e doenças emocionais provocadas pelo estresse do trabalho, a jornalista Luciane Mildemberg decidiu mudar de vida e apostou na corrida de rua como alternativa para transformar sua realidade.
Além de se dedicar às atividades físicas, se tornar maratonistas e triatleta, a jornalista mudou a alimentação e alguns hábitos para deixar a vida mais saudável.
Luciane, hoje com 51 anos, já participou de mais de 10 edições da Corrida de Reis, por exemplo. Ela, que já esteve entre os atletas do grupo de elite, este ano, nos 40 anos da prova, estará no grupo Geral.
A jornalista tem ainda 12 maratonas no currículo. A última que participou foi a de Valência, no início de dezembro de 2024, onde percorreu 42 quilômetros. É uma das atletas mato-grossenses com mais participação em maratonas mundo afora.

“Desde que cheguei da maratona de Valência e não parei os treinos. Continuo treinando agora com foco na Corrida de Reis. Essa prova sempre serviu de estímulo para que eu participasse de corridas maiores, como meias e maratonas”, contou ela ao Primeira Página.
A Corrida de Reis foi a terceira prova de rua que Luciane participou, há 13 anos, quando decidiu mudar de vida e começou a participar das corridas de rua. “Mesmo correndo maratonas pelo mundo, nunca deixei de participar da Corrida de Reis”, disse ela.

Provas que a jornalista participou
- 2013 – Deserto do Atacama/Chile (25 km)
- 2014 – Meia Maratona de Paris/França (21 km)
- 2014 – Meia Maratona de Melbourne/Austrália (21 km)
- 2015 – Maratona de Berlim/Alemanha (42 km) – uma das maiores do mundo
- 2016 – Maratona de Porto Alegre (RS) (42 km) – nessa, Luciane conseguiu o índice para correr a icônica Maratona de Boston/EUA
- 2017 – Maratona de Boston/EUA (42 km) – mais antiga, mais famosa e uma das maiores do mundo
- 2017 – Maratona de Buenos Aires/Argentina (42 km)
- 2018 – Desafio do Dunga 78 km – Orlando/EUA (quatro provas em 4 dias – 5k/10k/21k/42k)
- 2018 – Desafio Cidade Maravilhosa – Rio de Janeiro (RJ) – (duas provas em 2 dias – 21k/42k)
- 2018 – Maratona de Chicago/EUA (42 km)
- 2019 – Maratona de Nova York/EUA (42 km)
- 2019 – Meio Ironman (70.3), em Maceió (AL)
- 2019 – TH3 Triathlon 70.3 em Caiobá (PR)
- 2022 – Maratona de Londres (42 km)
- 2024 – Maratona de Tóquio/Japão (42 km)

Quando ela completou o circuito das 6 maiores maratonas do mundo, recebeu uma mandala.
A série das seis maiores maratonas que fazem parte do circuito mundial (ou 6 Majors) é composta pelas Maratonas de Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova Iorque. Após concluir o circuito das seis provas, o atleta ganha um medalhão especial (chamado de mandala), que mostra o símbolo das seis provas juntas.
“Completar as World Marathon Majors (WMM) é o sonho de muitos corredores e não existe uma ordem certa, você pode correr as provas em qualquer ordem e em qualquer ano. Além disso, você recebe um certificado e seu nome passa a constar na lista dos concluintes do circuito”.
As seis provas acontecem em épocas diferentes: Tóquio em fevereiro, Boston em abril, Berlim em setembro, Chicago e Londres em outubro, e Nova Iorque em novembro, e variam de tamanho.

“Boston, por ser a mais difícil de entrar, conta com pouco mais de 30 mil concluintes, enquanto Nova Iorque, a maior maratona do mundo, tem mais de 50 mil concluintes. Em comum, elas têm o fato de serem provas extremamente bem organizadas e animadas, que param as cidades, onde o povo sai às ruas para aplaudir e incentivar os corredores”.
Luciane foi a única mato-grossense inscrita na Maratona de Valência 2024. O evento contou com cerca de 30 mil participantes, reafirmando-se como um dos eventos de corrida mais populares do mundo. Este número incluiu corredores de elite e amadores de diferentes partes do mundo, tornando o evento um grande destaque esportivo.
No dia 12 de janeiro, Luciane estará entre os 20 mil atletas que participarão da 40ª Corrida de Reis, em Cuiabá.
Com todas essas experiências, Luciane criou um perfil no instagram @correndoamil e com outras 10 mulheres escreveu o livro “Metamorfoses da Maturidade”.
O capítulo que ela escreve é intitulado “Troquei o salto pelo tênis”, e ela conta sobre essa transformação de vida e que hoje serve de inspiração para mulheres e homens.

A Corrida
A Corrida de Reis acontece no dia 12 de janeiro, domingo, a partir das 6h45.
A largada será na Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande. E, este ano, a chegada é no Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá.
-
Tudo o que você precisa saber sobre a Corrida de Reis 2025: horários, percurso e dicas
-
3 dicas para se preparar para a Corrida de Reis