Cortina de fumaça e sensação de estufa, MT sofre com calor extremo e poluição


Nesta quinta-feira (12), novamente, Cuiabá amanheceu encoberta por uma ‘cortina’ de fumaça – fato que piora a situação climática e provoca uma sensação de estufa.

Os termômetros na capital devem registrar mais um dia acima dos 40ºC. A previsão da Climatempo é que a temperatura fique entre 26ºC e 41ºC. O destaque fica por conta da umidade relativa do ar que deve oscilar entre 15% e 38%, de acordo com a meteorologia.

Fumaça em Cuiabá. (Foto: Wesllen Ortiz)

O Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) em nota afirmou que essas temperaturas e umidade deixam Mato Grosso, em estado laranja, quando há alto risco a saúde.

Em Chapada dos Guimarães, 65 km de Cuiabá, a situação é semelhante, as temperaturas devem oscilar entre 27º e 39ºC, com umidade relativa do ar entre 16% e 39%.

Rondonópolis, a 218 km da capital, também tem sol forte e temperaturas altas. Os termômetros podem marcar até 40ºC, com mínima de 23ºC. Já a umidade oscila entre 17% e 39%.

No norte do estado, em Alta Floresta, as temperaturas também ficam altas, chegando até 39ºC. A mínima é de 23ºC. Há algumas nuvens na região, por isso, a umidade do ar melhora um pouco em relação a outras cidades de Mato Grosso. O município pode ter uma umidade relativa do ar entre 24% e 63%.

Calor e fumaça: como cuidar da saúde?

Em meio a essa situação, manter o ambiente de casa arejado e com boa ventilação é o primeiro tipo de cuidado com a saúde, como explica a otorrinolaringologista Angela Rubia.

Fazer lavagem nasal com soro fisiológico é outra dica, pois ajuda a manter a mucosa umidificada e diminui a sensação de ardência e sequidão ao respirar.

Mas, como alerta a otorrino, essa lavagem deve ser feita de forma delicada, para não causar danos ao aparelho respiratório e evitar que o jato de água vá para a região do ouvido.

Umidificar a nossa casa é a terceira diga da especialista. Quem não tem um aparelho que faça isso, pode utilizar toalhas molhadas e deixá-las abertas no ambiente.

Porém, o uso dos climatizadores ou umidificadores de ar devem ser feitos de forma moderada, pois, quando ligados por muito tempo, eles podem causar gastos de energia e até danificar aparelhos eletrônicos que estejam próximos.

Ajustes na rotina também ajudam a evitar o mal-estar em meio a essas condições climáticas, como afirma Angela Rubia.

Atividades físicas, por exemplo, devem ser realizadas em horários nos quais os raios solares estão menos fortes, como no início da manhã e no fim da tarde. A especialista também indica que as atividades sejam feitas em locais arborizados, onde o ar pode estar mais úmido e a temperatura amena.

Parece clichê, mas, ter o costume de beber água é extremamente necessário para nos ajudar a enfrentar o calorão diariamente.

Segundo a otorrinolaringologista, crianças e idosos devem receber cuidados especiais em meio a essas condições climáticas, já que possuem a saúde mais vulnerável.

sol Cuiaba 2
Sol forte em meio a fumaça de Cuiabá. (Foto: Gabi Braz)





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Inmet emite novo alerta perigoso de tempestades para Sudeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grau perigoso para tempestades nas…

inundações podem deixar Campo Grande debaixo d’água

Sob alerta de tempestade intensa, Campo Grande pode ver ruas e avenidas tomadas por alagamentos…

Putin diz que Rússia não deixará Ucrânia obter armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que seu país não deixaria…