Um grupo de agências do setor privado e do governo trabalhou durante a noite para determinar o problema e encontrar uma solução para o apagão cibernético global, de acordo com um ex-chefe da empresa de segurança de computadores McAfee.
Dave DeWalt, ex-CEO da McAfee, disse que a chamada foi criada pela CrowdStrike, a empresa cuja atualização para o Windows parece ter causado as interrupções, e que durou a noite toda.
A reunião incluiu a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestruturas dos Estados Unidos e outras organizações privadas e governamentais.
“Esta versão em particular estava com defeito, como admitiu George Kurtz, o CEO [da CrowdStrike], e então tivemos que substituí-la”, destacou DeWalt.
“Mas, naquele ponto, o dano já estava feito, e agora tínhamos que mudar para o modo manual”, adicionou.
No modo manual, é preciso várias pessoas para reinicializar dispositivos de computador e recarregar sistemas operacionais, explicou DeWalt, acrescentando que algumas das empresas “passaram a noite inteira com milhares de pessoas recarregando manualmente os sistemas operacionais, reiniciando os servidores novamente.”
Após descobrir que o problema não era um ataque, mas sim um conflito com uma atualização da Microsoft que ocorreu antes, o grupo teve que correr contra o relógio.
“A CrowdStrike estava fazendo tudo em [seu] poder para impedir que ameaças ocorressem ao fazer as atualizações. Mas, ao mesmo tempo, o controle de qualidade quebrou e acabamos com o que tínhamos que acontecer”, finalizou DeWalt.
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