Cuiabá e Rondonópolis recebem oficinas de esporte para pessoas com deficiência


Com o objetivo de promover a inclusão por meio do esporte e incentivar a prática esportiva, o Sesc-MT promove o projeto “Esporte sem Barreiras”, que contará com atividades nas unidades Rondonópolis, entre os dias 18 e 21 de setembro, e Dr. Meirelles (Cuiabá), de 25 a 27. Serão oficinas, palestra, festival esportivo, campeonatos e apresentações esportivas, unindo os conhecimentos práticos e teóricos.

Sesc-MT 

Sesc Rondonópolis 

As atividades serão realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), nos dias 18 a 20, e nas instalações do Sesc no dia 21 de setembro.  

  • Quarta-feira (18) , a atividade proposta será aprender e fazer o próprio jogo, recriando alguns jogos de salão, com o tema de “Tabuleiro Adaptado”. O objetivo é proporcionar uma experiência construtiva por meio da oficina, pois após a criação do jogo, será realizada a vivência através do brincar lúdico.
  • Quinta-feira (19) será realizado o Festival de Bocha, para o qual os alunos serão divididos por equipes. A regra do jogo é simples, os atletas precisam lançar as bolas coloridas o mais próximo possível da bola branca. Ganha o ponto o time que conseguir colocar a bocha (bola colorida) mais perto do bolim (bola branca). 
  • Sexta-feira (20) com equipes formadas por alunos da Apae. As duas melhores equipes farão a final e serão premiadas.  

Sábado (21) o palco do Esporte sem Barreiras será a unidade do Sesc Rondonópolis, às 7h30, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentação do Coral Sesc e apresentação da modalidade de esporte paralímpico Golbol.

A prática de outras modalidades inclusivas também será oferecida, como o atletismo, caminhada com revezamento de bastão, arremesso de pelota, lançamento de bola de basquete e natação. A divisão das categorias será feita por idades. Ao final, todos os participantes serão premiados com medalhas. O evento será encerrado com apresentação circense.  

Dr. Meirelles 

Na unidade Dr. Meirelles, a programação do projeto Sesc Esporte sem Barreiras ocorrerá entre os dias 25 e 27 de setembro, e será voltada para pessoas com deficiência e seus familiares, profissionais da Educação Física, graduandos e pós-graduandos em Educação Física e interessados no tema de forma geral. 

  • Quarta-feira (25) , tem apresentação esportiva com a equipe de Golbol do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), com a participação dos alunos do Centro de Referência Paralímpico (CRP) de Várzea Grande e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dr. Fábio. 
  • Quinta-feira (26) haverá a apresentação das modalidades pela equipe de Atletismo do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande. Participarão da atividade alunos da Apae Cuiabá e do projeto Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 
  • Sexta-feira (27) tem apresentação da modalidade Natação, com a equipe do CRP Várzea Grande, recreação na piscina, apresentação circense com a Trupe de Circo, brincadeiras nos brinquedos infláveis.  

No período da tarde, será realizada uma roda de conversa, voltada para orientações em saúde, com o tema “Cuidar de quem Cuida”. A atividade é voltada para as mães e familiares de crianças atípicas, neuro divergentes e/ou com deficiência, com o objetivo de falar sobre os cuidados com a saúde mental de quem passa a vida se doando para cuidar do outro, em alusão ao “Setembro Amarelo”. 

Programação completa: 

Sesc Rondonópolis 

  • 18 de setembro/ APAE – 7h30 – Oficina de Tabuleiro Adaptado  
  • 19 de setembro/ APAE – 13h30 – Pega-pega Sensorial (circuito com vendas nos olhos) 14h – Festival de Bocha 
  • 20 de setembro – APAE -13h30 – Torneio de Futsal 
  • 21 de setembro – unidade do Sesc 
  • 07h30 – Apresentação Esportiva – Golbol, Natação, Arremesso/Lançamento -10h – Apresentação de Circo: Quindim – O contador de histórias 

Sesc Dr. Meirelles 

  • 25 de setembro – 8h – Acolhimento das instituições participantes – 9h – Oficina da Modalidade Golbol – 10h30 – Apresentação esportiva da modalidade Golbol 
  • 26 de setembro – 8h – Acolhimento das instituições participantes – 9h – Oficina de Atletismo (Atletismo/Arremesso / Recreação Esportiva) – 10h30 – Apresentação esportiva de Atletismo 
  • 27 de setembro – 8h – Acolhimento das instituições participantes – 9h – Apresentação da modalidade Natação e Recreação na Piscina – 14h – Apresentação de Circo – Trupe de Circo Fuzuê dos Palhaços – 14h – Orientação em Saúde – Roda de conversa: Cuidar de quem cuida.  

Brasil nas Paralimpíadas

O time Brasil ficou em quinto lugar no quadro de medalhas das Paralimpíadas de Paris, realizada 28 de agosto a 8 de setembro deste ano. Com 25 medalhas de ouro, 26 pratas e 38 bronzes, com o total de 89 medalhas.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Empregadores têm até a próxima 6ª para pagar parcela do 13° salário

Dia 24 e restou o mês ao fim do salário? Calma! Trabalhadores que cumprem regime…

Israel ordena desocupação na cidade de Gaza, criando nova onda de deslocamentos

O exército israelense emitiu novas ordens de desocupação para moradores das áreas de um subúrbio…

Inmet emite alerta para chuvas perigosas nos próximos dias em MG

Minas Gerais está em alerta para fortes chuvas perigosas nos próximos dias, segundo o Instituto…