A capital de Mato Grosso amanheceu “debaixo d’água” nesta quarta-feira (11). Choveu em Cuiabá 39,4 mm em apenas 1h. Além disso, foram capturados 1.564 raios nas últimas 24h. As informações foram divulgadas pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Os moradores devem estar em estado de atenção devido às chuvas que atingem a capital com intensidade de moderada a forte.
A previsão para o dia indica cerca de 50 mm de chuva, com pancadas que podem ocorrer a qualquer momento, acompanhadas de raios e trovoadas, características típicas desta época do ano.
Vídeos mostram os momentos em que os raios puderam ser vistos na cidade:
Nas últimas 24 horas, o total acumulado foi de 10mm. O céu permanece encoberto, com o sol aparecendo entre muitas nuvens, cenário típico provocado pela circulação de ventos e altas temperaturas, que funcionam como um combustível para as tempestades.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um aviso que coloca o estado de Mato Grosso em Alerta Amarelo, quando existe uma situação meteorológica potencialmente perigosa.
Nesses casos, as instruções do instituto são:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
-
Mato Grosso amanhece nublado e há previsão de chuva em várias cidades
-
Tá calor aí? A 10 dias do verão, estação dá sinais de chegada em MS
-
Desmatamento em Mato Grosso recua, mas não atinge metas do Governo