José Antônio Silva Parente, conhecido como Totó Parente, ex-vereador de Cuiabá (2001-2004), foi anunciado como o futuro secretário de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo.
O prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB) confirmou a escolha nesta sexta-feira (27). Totó assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025. Veja o vídeo:
Ligado ao MDB, Totó foi assessor da liderança do partido na Câmara dos Deputados durante o mandato do ex-deputado federal Carlos Bezerra (MDB).
Ele também presidiu a Embratur e foi secretário nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo.
Além disso, Parente ocupou o cargo de assessor de campanha do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), destacando-se como articulador em diferentes esferas da gestão pública.
O cuiabano é formado em Marketing pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e possui pós-graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa pela PUC-Rio.
Em sua trajetória, também foi secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento em 2023, secretário adjunto de Comunicação Social do Governo do Rio de Janeiro em 2019 e membro do Conselho Administrativo do Riocentro (2017-2018).
Como vereador em Cuiabá, Totó liderou a criação da lei do passe livre estudantil, sancionada em 2001, que até hoje beneficia estudantes da cidade. Seu trabalho à frente de projetos voltados ao acesso e mobilidade reforçam sua experiência em políticas públicas.
Agora, Totó Parente terá o desafio de comandar a Secretaria de Cultura de São Paulo, cidade reconhecida como um dos maiores polos culturais do mundo.