As reuniões da Cúpula do G20 no Brasil acontecem no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu chefes de Estado, de governo e representantes de países e instituições mais cedo.
Dentro da sala de reunião, Lula está sentado entre Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, que foi o último país a presidir o G20, e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, o próximo anfitrião do bloco.
Estados Unidos e China, por sua vez, estão à mesma distância de Lula — uma cadeira –, mas em lados opostos. Joe Biden, presidente dos EUA, está à direita, e Xi Jinping, líder chinês, à esquerda.
Além disso, representadas por chanceleres, Rússia e Arábia Saudita ocupam as últimas posições para países.
Do lado direito, Arábia Saudita está posicionada depois de Reino Unido e antes da União Europeia. Do lado esquerdo, Rússia está localizada depois de Turquia e União africana.
Já o presidente da Argentina, Javier Milei, está a sete cadeiras de Lula. Os dois líderes tiveram uma interação protocolar durante a chegada à cúpula — o fato virou destaque na imprensa do país vizinho, que ressaltou o “cumprimento gélido”.
Na mesa, integrantes do G20 estão ao lado de Lula. Já os países convidados ficam em frente ao presidente brasileiro.