Um filhote de onça-parda foi resgatado sozinho em um canavial de Costa Rica, município a 375 km de Campo Grande. O animal estava debilitado e com sinais de fraqueza, provavelmente sem alimentação há dias. Assista o vídeo enviado pela PMA-MS (Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul):
A oncinha com sinais de fraqueza foi encontrada na segunda-feira (26) por um funcionário da fazenda. O homem ainda aguardou no local para ver se havia sinal da mãe, mas a fêmea não apareceu.
Preocupado com o estado do filhote, decidiu recolher e acionar o 2º Batalhão da PMA de Costa Rica.
Segundo informações preliminares dos policiais, o filhote não apresentava ferimentos aparentes, mas seu estado de fraqueza indicava mesmo que ele estava sem alimentação adequada há algum tempo.
-
Veado com queimaduras graves nas patas é resgatado em área de queimada no Pantanal
-
2ª onça é resgatada com patas queimadas, vítima de fogo no Pantanal de MS
-
Onça-pintada é salva com queimaduras de 2º grau em fazenda de MS
Os policiais ainda suspeitam que o animal possa ter se separado da mãe durante os incêndios que afetaram a região na última semana, o que teria forçado a onça-parda a fugir em busca de segurança.
Incêndios
Os incêndios recentes têm causado grandes danos à fauna local, obrigando muitos animais a abandonarem seus habitats naturais.
O filhote de onça-parda será encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande, onde passará por uma avaliação e tratamento.
O 2º BPMA reforça a importância de acionar as autoridades em casos semelhantes, evitando que animais selvagens sejam manuseados inadequadamente ou que situações como essa resultem em maiores complicações para a fauna local.