“Dedicada, carinhosa, esforçada”, irmão se despede de Vanessa Ricarte


Filha dedicada, irmã carinhosa e profissional esforçada. São essas palavras usadas para descrever a jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, brutalmente assassinada pelo ex-noivo Caio César Nascimento Pereira.

Depois de receber homenagens de amigos na Câmara Municipal de Campo Grande, na noite dessa quinta-feira (13), o corpo de Vanessa foi levado para Três Lagoas, cidade em que nasceu e, agora, será sepultado na presença da família e dos amigos mais próximos.

Vanessa é sempre lembrada pelo sorriso sincero (Foto: Redes Sociais)

O último adeus à jornalista está marcado para as 15 horas. Desde as 7 horas, o velório é realizado na cidade, em uma cerimônia íntima. Apesar disso, várias pessoas passaram pela capela Duílio, que fica ao lado do cemitério municipal, ao longo da manhã desta sexta-feira (14); todos movidos pelo sentimento de perda precoce, de uma dor que não é possível colocar em palavras.

Ainda assim, o irmão de Vanessa tentou. Walker Ricarte contou um pouco do amor incondicional da irmã pela família.

“Falar da Vanessa é falar de uma filha extremamente dedicada, de uma filha exemplar. Falar da Vanessa como irmã é falar de uma irmã carinhosa, de uma irmã que sempre cuidou de mim e dos meus pais como uma mãezona. Falar da profissional é ficar o dia inteiro tecendo inúmeros, elogios aqui. E é muito difícil para nós perdê-la dessa forma”.

Walker Ricarte

Segundo o irmão, agora a família confia no tempo; o único capaz de amenizar a dor causada pela forma brutal e sem motivo pela qual Vanessa foi arrancada da vida.

“Que o que aconteceu com a Vanessa sirva de exemplo para que haja mudança, para que haja mais empenho das autoridades do judiciário, enfim, que isso não fique impune e que a sociedade olhe com mais atenção para assuntos dessa natureza, de feminicídio, da forma como aconteceu com ela.”

Walker Ricarte

Emocionado, Walker ainda deixou um último recado às mulheres, que assim como a irmã, cruzaram o caminho de homens agressivos.

“Eu peço para que tomem muito cuidado. Busquem sempre apoio, busquem auxílio. Se os órgãos de proteção à mulher não te derem um atendimento necessário, que busque outros meios e que não tome ações precipitadas. É o recado que eu deixo para que isso não aconteça com outras mulheres”.

Walker Ricarte

Denuncie

⚠️ Violência doméstica, seja psicológica, física ou verbal, é crime! Saiba como denunciar:

  • 🚨Emergências: se a agressão estiver acontecendo, ligue no número 190 imediatamente;
  • 🚨Denúncias: ligue para o número 180. O serviço de atendimento é sigiloso e oferece orientações para denúncias sobre violência contra mulheres. O telefonema pode ser feito em qualquer horário, todos os dias. Também é disponível um WhatsApp – (61) 9610-0180;
  • 🚨Perigo: procure a delegacia mais próxima e acione a polícia, por meio do 190.

Em Mato Grosso do Sul, as denúncias de violência de gênero podem ser feitas de maneira on-line. Clique aqui e faça a denúncia.

Campanha BASTA
Logo da Campanha Basta, do Primeira Página. (Foto: Divulgação)



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Multidão acompanha velório de universitários mortos no interior de SP

Uma multidão acompanhou o velório dos 12 estudantes universitários mortos em um acidente no interior…

Autor do 4º feminicídio em MS deixou vítima no hospital antes de fugir

Fausto Júnior Aparecido de Oliveira, de 31 anos, suspeito de matar a ex-mulher Mirieli Santos,…

Secretário dos EUA pede por libertação imediata dos reféns israelenses

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, creditou os esforços para a libertação…