Defesa Civil monta gabinete de crise e alerta para fortes chuvas em SP

CNN Brasil


O governo de São Paulo anunciou neste sábado (25) que manterá o gabinete de crise montado pela Defesa Civil até terça-feira (28) para garantir resposta rápida às emergências causadas pelas fortes chuvas.

O gabinete anunciou que coordenará ações para eventos climáticos e contará com representantes de empresas de serviços públicos, concessionárias de água e energia para uma resposta eficaz.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) também emitiu um boletim especial sobre as condições climáticas, que serão causadas pela passagem de uma frente fria com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento a partir de domingo (26).

Os volumes de chuva esperados variam de acordo com a região. Os principais destaque são a capital, a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira, o Litoral Norte, Campinas e Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Região de Itapeva, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. Essas regiões são as que podem registrar chuva de forte intensidade, com acumulados altos.

Já nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto, a previsão é de chuva de intensidade moderada. Entretanto, assim como nas regiões de chuva com forte intensidade, os acumulados também podem ser altos.

Cuidados a serem tomados

A Defesa Civil orienta evitar áreas de alagamento e não atravessar vias inundadas, mesmo com veículos mais seguros, como carros. Ficar atento a sinais de deslizamentos, como inclinação de postes, árvores ou rachaduras em terrenos e paredes também são recomendações passadas pelo órgão.

Já durante ventos fortes, é recomendado manter distância de árvores, postes e estruturas frágeis. Desconectar os aparelhos eletrônicos da tomada também é um cuidado que pode evitar acidentes.

Por último, a Defesa Civil pede que a população mantenha-se informada e acompanhe os alertas meteorológicos por fontes confiáveis. Além disso, informa que utilizará mais uma vez o sistema de avisos de alerta Cell Broadcast, quando preciso.

A primeira vez ocorreu nesta sexta-feira (24), quando a capital paulista sofreu com enxurradas. Neste dia, um artista plástico morreu após o “Beco do Batman”, ponto turístico da capital paulista, inundar devido às fortes chuvas.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mulher atropela menino de 11 anos de propósito após brigas em SC

Uma criança de 11 anos foi atropelada de propósito em Gaspar, município de Santa Catarina,…

Projeto de MT garante 1,5 milhão para iniciação científica das escolas públicas

Estudantes da rede pública de Mato Grosso terão a oportunidade de se tornarem cientistas por…

Google Maps vai renomear “Golfo do México“ para “Golfo da América“ nos EUA

O Google Maps vai mudar o nome de “Golfo do México” para “Golfo da América”…