Defesa Civil testa nova tecnologia de alerta de desastres

CNN Brasil


A Defesa Civil testou uma nova forma de alerta para desastres em sete estados. A ferramenta funcionou de forma experimental em 11 cidades durante um mês — período de teste que se encerrou nesta quarta-feira (10).

A tecnologia teve 87% de aprovação dos usuários que responderam ao questionário.

O “Defesa Civil Alerta”, nome dado à nova ferramenta, emite toques sonoros e mensagens utilizando a transmissão de telefonia celular, para comunicar desastres em ocorrência, áreas de risco e as atitudes que devem ser tomadas para a autopreservação.

Os 11 municípios selecionados para o projeto-piloto foram:

  • Roca Sales (RS)
  • Muçum (RS)
  • Blumenau (SC)
  • Gaspar (SC)
  • Morretes (PR)
  • União da Vitória (PR)
  • São Sebastião (SP)
  • Cachoeiro do Itapemirim (ES)
  • Indianópolis (MG)
  • Petrópolis (RJ)
  • Angra dos Reis (RJ)

Nas cidades, a operação permanece assistida e pode ser usada se houver algum alerta de emergência real. As equipes técnicas da Defesa Civil Nacional devem apresentar uma proposta para a expansão do sistema no restante do país.

“Temos estudos e encaminhamentos sobre as regiões a serem priorizadas para a nacionalização da ferramenta. Serão priorizados os municípios com maiores índices de envios de alertas (via SMS, WhatsApp, TV por assinatura, entre outros) e históricos de desastres. O projeto-piloto foi um apoio para essa nova etapa, um grande aprendizado”, destacou Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional.

Como funciona o nova Defesa Civil Alerta

A ferramenta não precisa de cadastro prévio, os envios de alerta são feitos a partir de tecnologia de transmissão via celular, basta o usuário ter um dispositivo em uma área de rede 4G ou 5G.

Para ocorrer estes envios, os órgãos de proteção e defesa civil estaduais e municipais precisam cadastrar o possível desastre na Interface de Divulgação de Alerta Público (Idao), uma plataforma do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que conta com aproximadamente 800 usuários habilitados e treinados para o envio de alertas.

O Defesa Civil Alerta vai ser usado apenas em situações de risco muito crítico. Para outras emergências a população pode receber avisos via SMS, WhatsApp, Telegram e TV por assinatura. Todas as plataformas ligadas a Interface de Divulgação de Alerta Público (Idao).



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Inmet emite novo alerta perigoso de tempestades para Sudeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grau perigoso para tempestades nas…

inundações podem deixar Campo Grande debaixo d’água

Sob alerta de tempestade intensa, Campo Grande pode ver ruas e avenidas tomadas por alagamentos…

Putin diz que Rússia não deixará Ucrânia obter armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que seu país não deixaria…