Delegacia metralhada no RJ: Polícia procura suspeito de liderar ataque

CNN Brasil


A Polícia Civil do Rio de Janeiro tenta localizar Joab da Conceição Silva, criminoso ligado ao Comando Vermelho e principal suspeito de liderar um ataque a 60ª DP (Campos Elíseos), em Duque de Caxias, na noite de sábado (15), para resgatar o traficante Rodolfo Manhães Viana, o “Rato”, e seu comparsa Wesley de Souza Espírito Santo, conhecido como “Cabelinho”.

Joab é apontado como chefe do tráfico na comunidade Rua Sete, também em Duque de Caxias, e é ligado à organização criminosa de Felipe Pereira dos Santos, vulgo Jack Cargas, um dos principais alvos da segunda fase da Operação Torniquete, que busca combater o roubo de carga no estado.

Na noite do último sábado (15), o suspeito liderou a tentativa de “resgate” de um dos chefes do tráfico da comunidade Vai Quem Quer, Rodolfo Manhães Viana, conhecido como Rato, que tinha sido preso junto com outro traficante, Wesley de Souza Espírito Santo.

Agentes que estavam na unidade trocaram tiros por cerca de dez minutos com os criminosos. No confronto, dois policiais ficaram feridos, mas já receberam alta hospitalar e não correm risco de vida. Segundo as investigações, a quadrilha liderada por Joab é considerada uma das mais armadas nas comunidades ao redor das áreas de Campos Elíseos, Jardim Primavera e Saracuruna.

O criminoso também seria responsável por liderar disputas territoriais entre facções criminosas rivais na região.

Em outubro de 2019, Joab cumpria pena em regime semiaberto no Instituto Penal Vicente Piragibe. Entretanto, após obter o benefício da “saidinha”, o criminoso não retornou à unidade prisional.

O suspeito deu entrada pela primeira vez no sistema carcerário em fevereiro de 2012. Em sua ficha criminal, constam 55 passagens pela polícia por crimes como tráfico, associação para o tráfico, porte ilegal de arma, extorsão, roubo de carga e receptação.

Contra o criminoso, constam dois mandados de prisão, sendo um pela Vara de Execuções Penais com pedido de recaptura, onde foi condenado a uma pena de 16 anos pelo crime de tráfico de drogas, e outro da 4ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias, em inquérito da 60ª DP, pelo crime de homicídio simples.

A 60ª DP e o Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB) seguem em diligências para prender Joab e os outros criminosos que participaram do ataque à delegacia.

De acordo com a Polícia Civil, a maioria dos criminosos que participou da ação já foi identificada. Seis foram presos e um homem morreu em confronto com a polícia em operação realizada neste domingo (16).

*Sob supervisão 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

SP: Vídeo mostra PM que matou jovem no metrô atirando em homem após briga

O policial reformado Eneas Jose Da Silva, de 56 anos, preso preventivamente por matar um…

Prestes a jogar na Copa do Brasil, Operário vence o Aquidauanense por 3 a 1

No último jogo pelo campeonato sul-mato-grossense, antes de enfrentar o Criciúma pela Copa do Brasil,…

Na CPAC, Milei diz que é um “outsider“ igual a Trump

Em discurso na Conferência Conservadora CPAC (Conservative Political Action Conference) neste sábado (22), o presidente…