O deputado Jamie Raskin, o principal democrata no Comitê de Supervisão da Câmara dos Estados Unidos, escreveu uma carta profundamente pessoal ao presidente Joe Biden no início deste mês, encorajando o presidente de que não há “vergonha em um merecido término” da eleição presidencial de 2024.
A carta de Raskin, de 6 de julho, relatada pela primeira vez pelo New York Times e obtida nesta quinta-feira (18) pela CNN, revela a situação delicada que alguns dos principais aliados de Biden estão enfrentando, enquanto o presidente avalia seu futuro político. Biden prometeu diversas vezes permanecer na disputa.
“Não estou escrevendo para presumir que posso lhe dizer o que fazer, Sr. Presidente, porque isso depende inteiramente de você, Jill e sua família. Você será o melhor juiz disso. Mas estou escrevendo para lembrá-lo de quem você é”, afirmou Raskin na carta de três páginas e meia, que, segundo ele, escreveu como admirador, apoiador, colega político, amigo e “acima de tudo, como um concidadão”.
Raskin confirmou a autenticidade da carta em uma declaração compartilhada com a CNN, dizendo: “Escrevi aquela carta ao presidente no fim de semana de 4 de julho”.
“Meu ponto era que precisávamos de uma discussão interna estratégica sobre como seguir em frente para vencer decisivamente a eleição, o que é de importância incomensurável para o futuro da América”, adicionou.
“A carta expressou minha profunda afeição pelo presidente, minha grande preocupação com o futuro do país e minha confiança no julgamento que ele faria. Nenhuma dessas coisas mudou”, completou.
O democrata de Maryland disse que, nos próximos meses, “temos uma obrigação primordial de derrotar as forças da monarquia ressurgente e da opressão. Todo o resto empalidece em comparação a essa luta, até mesmo suas magníficas realizações políticas”.
Compartilhe: