Deputado de MS quer acabar com feriados no Brasil; entenda proposta

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) quer acabar com os feriados no Brasil. Para o parlamentar bolsonarista, a medida é necessária para evitar o “prejuízo” que os dias de descanso do trabalhador geram à economia. Confira a explicação do parlamentar de Mato Grosso do Sul.

Na prática, Pollon propõe transferir os feriados e pontos facultativos para os domingos. O PL (Projeto de Lei) 5.646, proposto por Pollon, foi apresentado originalmente no ano passado, mas voltou à tona em meio às discussões sobre o fim da escala 6×1, que consta em PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP). O deputado sul-mato-grossense é contra a sugestão da colega.

O PL de Marcos Pollon estabelece o seguinte:

  • Transfere a comemoração dos feriados para o primeiro domingo subsequente à data do feriado.
  • Na data do feriado que não cair em um domingo, haverá expediente de trabalho normal nas repartições públicas, e será facultado à iniciativa privada determinar se haverá expediente em seus estabelecimentos.
  • Fica extinto o ponto facultativo nos órgãos públicos, e caberá à iniciativa privada determinar sobre o funcionamento de seus estabelecimentos.

Pelo Instagram, Marcos Pollon citou o prejuízo bilionário que os feriados e pontos facultativos geram na economia brasileira.

“Eu convido você a raciocinar sobre quem paga essa conta: o empresário ‘malvadão’, o governo ou você, trabalhador? Feriado não é de graça, todo feriado, todo descanso remunerado, enfim, ele sai do custo do prestador de serviço.”

Marcos Pollon, deputado federal de MS.

O projeto também seria uma forma de alterar a escala dos “políticos” e “servidores públicos com altos salários” para que eles sigam o expediente útil, de segunda a sexta-feira, cita Pollon.

Quem é

Deputado federal mais votado de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022, Pollon se lançou no meio político como fiel defensor de Jair Bolsonaro e defensor ferrenho do uso de armas pela população.

Natural de Dourados, Pollon é formado em Direito, fundador do Instituto Conservador de Mato Grosso do Sul e o Pro Armas, movimento que incentiva o armamento com direito a cursos sobre o tema e assessoria para aquisição de porte.

Andamento

Apesar do assunto voltar a ganhar destaque, nesta segunda-feira (26), o Projeto de Lei de Marcos Pollon está parado na Câmara, desde que foi apresentado, em 22 de novembro de 2023. Confira abaixo, na íntegra, a justificativa para o PL 5.646/2023.

O presente projeto de lei visa promover uma alteração significativa no calendário de feriados no país, transferindo as comemorações para o primeiro domingo subsequente ao dia do feriado e extinguindo os pontos facultativos. A motivação principal por trás dessa proposta reside na busca por mitigar os prejuízos econômicos causados pela paralisação do trabalho nos feriados e pontos facultativos.

A paralisação das atividades econômicas em feriados e pontos facultativos resulta em considerável prejuízo para diversos setores produtivos. Empresas deixam de operar, o comércio fecha suas portas, e a produção é interrompida, gerando impactos diretos no produto interno bruto (PIB) e na geração de empregos. Essa prática representa uma perda substancial de dias produtivos ao longo do ano, afetando a competitividade e a sustentabilidade das empresas.

De acordo com levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a paralisação do trabalho em feriados nacionais e pontos facultativos resulta em uma diminuição significativa na produtividade. Em 2022, por exemplo, estima-se que os feriados e pontos facultativos tenham representado uma perda de aproximadamente 1,5% do PIB nacional.

Esse dado reflete não apenas a interrupção das atividades produtivas, mas também o impacto negativo na cadeia de suprimentos e na capacidade de exportação. Em um contexto globalizado, onde a concorrência entre países é acirrada, é fundamental buscar medidas que aumentem a competitividade da economia nacional. A extinção dos pontos facultativos e a transferência das comemorações de feriados para os domingos proporcionariam uma maior continuidade nas operações, permitindo que as empresas brasileiras mantenham-se ativas em dias tradicionalmente inativos.

Além dos benefícios econômicos, a proposta também promove benefícios sociais. Ao concentrar as comemorações em domingos, facilita-se a participação da população em eventos e celebrações, contribuindo para a coesão social e a promoção do lazer. A medida proposta respeita o caráter festivo dos feriados, ao mesmo tempo em que busca otimizar o funcionamento da economia. Diante do exposto, a transferência das comemorações de feriados para os domingos e a extinção dos pontos facultativos surgem como medidas necessárias para impulsionar a atividade econômica, promover a competitividade internacional e, simultaneamente, preservar o caráter festivo dos feriados. A análise de dados estatísticos respalda a urgência dessa iniciativa, ressaltando a importância de otimizar os dias úteis em benefício do desenvolvimento econômico e social do país.

Dada a importância do Projeto de Lei em tela, da relevância de seu objeto, pedimos o apoio dos nobres Parlamentares desta Casa de Leis para a sua aprovação.

Sala das Sessões, em 22 novembro de 2023.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

60 mandados contra organização criminosa são cumpridos em duas cidades de MT

Foi desencadeada nesta terça-feira (26), a 2ª fase da Operação Intolerance que visa o combate…

Processo do príncipe Harry contra Daily Mail será julgado em 2026

Os processos de privacidade do príncipe Harry e de outras personalidades britânicas contra a editora…

Vídeo: enfermeira é agredida por paciente enquanto trabalhava em hospital de SC

Uma enfermeira foi agredida por um paciente durante o expediente no Hospital Dona Helena, em…