O dia 8 de dezembro é especial para os baianos. Devotos celebram, há 475 anos, o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, lotando a Basílica e sua área externa durante a missa campal, que fica no bairro do Comércio, em Salvador. Não foi diferente neste domingo (8).
Com o tema “Festejando a Padroeira da Bahia, centenas de pessoas, entre baianos e turistas, seguiram na procissão pelas ruas da região.
De acordo com a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a programação, que começou no dia 29 de novembro com os novenários, se estenderá ao longo do dia.
Na Basílica dedicada à santa, a festa teve início com a alvorada, seguida de cinco missas: às 5h, às 6h, às 13h, às 14h e às 15h30, sendo esta última conhecida como Missa da Amizade. Outras paróquias que também são dedicadas à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Conceição contam com programações especiais.
Embora o Dia da Imaculada Conceição da Mãe de Deus seja celebrado em 8 de dezembro em todo o mundo, quando se refere à padroeira da Bahia, a expressão correta é Nossa Senhora de Conceição da Praia.
História e devoção secular. O título que faz referência ao mar no nome, foi atribuído a ela porque a igreja que próxima do mar e as águas da Baía de Todos-os-Santos batiam na primeira capela erguida para a veneração da padroeira.
O Dia da Padroeira ainda é mercado pelo sincretismo religioso. Negros escravizados, acompanhando seus “senhores” à igreja, aproveitavam a ocasião para reverenciar Oxum, Rainha da água doce.
Segurança reforçada
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o policiamento foi reforçado para os festejos. O esquema conta com mais de 100 profissionais das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros em esquema especial para atender possíveis ocorrências.
Ao final do evento, serão realizados patrulhamentos nos pontos de transportes coletivos e táxi, a partir das 22h.
Além disso, mais de 40 câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da SSP serão utilizadas na operação. A tecnologia auxilia na identificação de foragidos inseridos no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).