Dia D de testagem rápida para HIV/Aids e ISTs será neste sábado


Ao longo do mês de dezembro, a USFs (Unidade de Saúde da Família) de Cuiabá irão realizar diversas atividades como distribuição de preservativos em pit stops próximos às unidades, palestras, testagem rápida e encaminhamentos como parte da ações da campanha Dezembro Vermelho.

O mês reforça a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do HIV/Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Com a testagem rápida é possível receber o diagnóstico e iniciar o tratamento precoce. (Foto: Agência Brasil)

A USF Jardim Imperial e a USF Jockey Club realizarão no próximo sábado (7), a partir das 7h, atividades como distribuição de preservativos em pit stops próximos às unidades, enquanto a USF Jardim Vitória oferecerá palestras, testes rápidos e encaminhamentos.

Na próxima terça-feira (10), a USF Osmar Cabral/Jardim Liberdade também realizará testes rápidos e palestras em parceria com a eMULTI (equipe multiprofissional) nos horários das 11h às 13h e das 17h às 19h.

Já no dia 14, as unidades CPA III e Guia oferecerão testes rápidos, palestras e outras ações voltadas à saúde e bem-estar da comunidade.

Dezembro Vermelho

O mês de dezembro marca a grande mobilização nacional da luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A campanha Dezembro Vermelho busca conscientizar a população para o tratamento precoce.

De janeiro a outubro deste ano, foram registrados em Mato Grosso 811 novos casos de HIV, enquanto no ano de 2023 foram 1.165 casos, segundo o SINAN (Sistema de Informações e Agravos de Notificações). Em relação à Aids, foram notificados 2.008 casos em 2023 e 316 casos da doença no período de janeiro a outubro deste ano.

Além disso, conforme divulgado pelo Cermac (Centro de Referência em Média e Alta Complexidade de Mato Grosso), no estado foram realizadas 2.388 consultas a pacientes com HIV e Aids, e liberados 6.354 medicamentos para tratamento, no período entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.

HIV e Aids: entenda

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico do indivíduo e enfraquece a capacidade do corpo de combater infecções e outras doenças.

Quando não tratado, ele evolui para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como Aids, estágio mais avançado da infecção e que ataca todo o sistema imunológico.

Quando tratada, a pessoa infectada alcança a carga viral indetectável e o vírus passa a ser intransmissível. O uso contínuo e adequado dos medicamentos antirretrovirais faz com que os níveis virais diminuam e, em poucos meses, se tornem indetectáveis, permitindo a recuperação do sistema imunológico.

Para realização da testagem rápida para o HIV, basta ir a qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) e solicitar o exame. O resultado é fornecido em menos de 30 minutos.

É válido destacar que a infecção pode ser transmitida através de relações sexuais sem proteção e pela transmissão vertical, quando ocorre a passagem do HIV da mãe para o filho(a).





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Natal Luz de Gramado é cancelado por queda de avião na cidade

As festividades do Natal Luz de Gramado (RS) foram canceladas neste domingo (22) em respeito…

Grinch policial? Agente disfarçado prende suspeito de tráfico no Peru; veja vídeo

Um policial peruano vestido como o personagem de Natal Grinch liderou uma operação da polícia…

O que falta saber sobre queda de avião que matou 10 pessoas em Gramado

As Forças de Segurança do Rio Grande do Sul seguem os trabalhos de resgate dos…