dicas de ouro para prevenir lesões e conquistar meta


Em busca do desempenho máximo nas corridas, muitos atletas amadores e profissionais se deparam com um desafio comum: as lesões. Para ajudar você a evitar esse obstáculo e conquistar sua meta, o Primeira Página separou algumas dicas.

Para quem vai encarar a Corrida de Reis 2025, alguns preparos são essenciais para evitar lesões. (Foto: Marcos Vergueiro)

Para quem vai encarar a maior corrida de rua do Centro-Oeste, a 40º Corrida de Reis, alguns preparos são essenciais. O personal trainer Felipe Lima, orienta que no dia é essencial incluir algumas práticas, como a automassagem.

“A prevenção de lesões é fundamental para garantir uma preparação adequada e um bom desempenho na corrida. Um planejamento personalizado, elaborado por um profissional de educação física, é essencial para aprimorar o condicionamento físico e reduzir os riscos”.

O que fazer no dia da corrida?

A Corrida de Reis 2025 acontece no dia 12 de janeiro e reúne 20.000 corredores. (Foto: Reprodução)
A Corrida de Reis 2025 acontece no dia 12 de janeiro e reúne 20.000 corredores. (Foto: Divulgação)
  • Automassagem: “o uso de uma bolinha de tênis é uma técnica eficiente para aliviar tensões e promover a soltura da musculatura”, explica Felipe. Ele recomenda massagear o arco plantar, quadríceps, musculatura posterior da coxa, adutores (parte interna das pernas) e panturrilhas.
  • Alongamentos dinâmicos: foque em áreas como posteriores da coxa, panturrilhas e adutores que apresenta maior rigidez. “Pré-ativações das musculaturas estabilizadoras, como glúteos, flexores de quadril, joelhos e tornozelos, são indispensáveis”, completa Felipe.

O personal indica o uso de minibands, um elástico, que é uma ferramenta para essas ativações, além de ter um custo acessível e pode ser feito em qualquer lugar. Dedicar um tempo de 10 e 15 minutos para essa função, pode garantir mais conforto e desempenho.

E após a corrida?

Após finalizar a prova, a recuperação é o próximo passo:

  • Descanso: o intervalo dependerá do nível de intensidade da corrida e da sensação física do praticante. “O relaxamento muscular e o descanso adequado são fundamentais, variando entre 24 e 72 horas antes de um novo estímulo muscular”, ressalta Felipe.
  • Alimentação e hidratação: uma dieta balanceada e a hidratação correta são essenciais para a recuperação eficiente do corpo.

Por que seguir essas dicas?

Ao incorporar essas práticas em sua rotina de treino, você estará mais preparado para participar de competições com menor risco de lesões.

“Com essas práticas, você estará mais preparado para participar da competição de forma segura, eficiente e com o máximo de aproveitamento”, afirma Felipe.

  1. Sem estrepolia: personal dá dicas de sono antes da Corrida de Reis

  2. Pontos de interdição: confira as mudanças no trânsito para a 40ª Corrida de Reis



Fonte do Texto

VEJA MAIS

RS: Polícia prende suspeitos de comercializar remédios danificados pela enchente

A Polícia Civil cumpriu, nesta sexta-feira (10), um mandado de busca e apreensão no depósito…

De incêndios a enchentes: por que a Califórnia sofre tanto com desastres naturais?

O sul da Califórnia estava submerso há menos de um ano. Um cerco de chuvas…

Bolo envenenado: lista de alvos mortais da suspeita pode ser bem maior, diz polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) investiga a possibilidade de que Deise…