Diretor responsável por vacinas renuncia ao cargo no departamento dos EUA

CNN Brasil


O chefe do departamento da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA na sigla em inglês), Dr. Peter Marks, responsável por garantir a segurança e eficácia das vacinas, renunciou ontem à noite, segundo uma carta de demissão obtida pela CNN.

Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da agência, foi forçado a deixar o emprego, tendo recebido a opção de renunciar ou ser demitido.

A notícia da renúncia foi relatada pela primeira vez ontem pelo The Wall Street Journal.

“Ficou claro que a verdade e a transparência não são desejadas pelo Secretário, mas ele deseja uma confirmação subserviente de suas informações erradas e mentiras”, escreveu Marks em sua carta, referindo-se ao Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Robert F. Kennedy Jr.

A renúncia de Marks entra em vigor no sábado, 5 de abril.

Em um e-mail, um funcionário do Departamento de Saúde dos EUA (HHS na sigla em inglês) disse à CNN: “Se Peter Marks não quiser apoiar a restauração da ciência ao seu padrão-ouro e promover a transparência radical, então ele não tem lugar na FDA sob a forte liderança do Secretário Kennedy.”

Marks foi fundamental na execução da “Operação Warp Speed” — o programa de vacinas contra a Covid-19 do governo federal.

Ele supervisionou a aprovação de vacinas mais recentes também, incluindo a primeira vacina contra a gripe para autoadministração ou administração por cuidadores, fornecendo uma nova opção de proteção contra a gripe sazonal.

 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Relatório aponta que megaterremoto pode matar 300 mil pessoas no Japão

Um relatório divulgado nesta segunda-feira (31) pelo governo do Japão revela que um megaterremoto, previsto…

Avião da Latam com 107 passageiros sai da pista durante o pouso em SC

Um avião da Latam com 107 passageiros e 5 tripulantes não conseguiu parar na pista…

Venezuela acusa governo de El Salvador de crimes contra a humanidade

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou nesta segunda-feira (31) que a detenção de…