Os municípios de Sinop, a 503 km de Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana, devem receber novas maternidades por meio do Novo Pac (Novo Programa de Aceleração do Crescimento) do eixo saúde.
Ao todo, o investimento ultrapassa R$ 4,7 bilhões em todo país. O anúncio do Governo Federal foi feito na última quarta-feira (10). Veja:
A escolha das cidades levam em consideração as macrorregiões de saúde, que possuem altos índices de mortalidade de mães e necessitam de leitos.
Ao todo, segundo o Governo, serão 36 unidades espalhadas pelo país, divididas em porte 1, com 8.200m2 e capacidade para até 100 leitos, e porte 2, com 10.150m2 e capacidade para até 150 leitos.
Em Várzea Grande, conforme o prefeito Kalil Baracat (MDB), os recursos, no valor de R$ 103 milhões, estão garantidos para construção da sede própria no modelo tipo 1. A maternidade será feita no bairro Frutal de Minas, próximo ao Nova Várzea Grande, onde funciona o Hospital Municipal e Pronto-Socorro. O terreno para a construção já foi disponibilizado.
O Ministério da Saúde comunicou que disponibilizará os projetos arquitetônicos e de engenharia. As unidades devem disponibilizar UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) materna, além de atendimentos de média e grande complexidade.
-
Maternidade compulsória: não sou obrigada a ser mãe
-
O amor é de mãe, mas ter um pet está bem longe da real maternidade
-
Senado aprova relatório que prevê licença-maternidade às mulheres atletas