Eulália da Silva Soares, mais conhecida como Dona Eulália, de 90 anos, ícone da gastronomia cuiabana, por fazer um o bolo de arroz mais tradicional de Cuiabá, faleceu nesta segunda-feira (28), por volta das 17h.
Ao Primeira Página, uma neta de dona Eulália informou que ela não apresentava problemas de saúde com frequência, no entanto, na última quinta-feira (24) começou a reclamar de dores. Foi internada nesse domingo (27) e não resistiu e faleceu.
As causas da morte ainda estão sendo investigadas. Também não há informações sobre velório e sepultamento.
História
Há mais de 67 anos, dona Eulália mantinha viva e difundia a tradição do “Bolo de Arroz Cuiabano” em seu tradicional estabelecimento, localizado no Bairro Lixeira.
Desde 1956, dona Eulália recebia os clientes, com bolo de arroz, bolo de queijo e um bom café em seu “quintal”.
Bolo de arroz
O bolo de arroz é um prato típico de Mato Grosso chancelado pela Lei n° 10.514 de 18 de janeiro de 2017, e um dos principais símbolos da cultura regional.
Em entrevista ao Primeira Página, em 2022, dona Eulália deixou a seguinte declaração.
“Felicidade para mim é a fé que tenho até hoje. É poder rezar todos os dias e ver que tudo que eu recebo é pela graça de Deus. Agradeço todos os dias a união da minha família, os fregueses que eu tenho, tudo. Eu não esperava que ia dar tão certo até hoje”.
Esses dizeres também estampam a parede do Centro Cultural Dona Eulália.
-
Entenda por que Maguila doou o cérebro para pesquisa na USP
-
Bella Campos visita Cuiabá e fala do passado marcado por bolo de arroz