O proprietário de um restaurante foi preso em flagrante nesta quinta-feira (27), no município de Nova Monte Verde, localizado a cerca de 944 quilômetros de Cuiabá, após policiais militares do Batalhão Ambiental encontrarem cerca de 50 quilos de pescado irregular e duas armas de fogo sem registro no local.
A apreensão foi realizada durante a Operação Tolerância Zero, na MT-208.
Durante a fiscalização, os policiais foram recebidos pelo dono do restaurante, um homem de 36 anos, que admitiu ser o responsável pela pesca dos peixes comercializados no estabelecimento. No entanto, ele não apresentou qualquer documentação que comprovasse sua atuação como pescador profissional.
No freezer do restaurante, os militares encontraram 25 unidades de peixes das espécies Cachara, Matrinchã, Cachorra, Trairão e Pacu, que estavam fora das medidas permitidas e armazenados de forma inadequada, caracterizando crime ambiental.
Além das irregularidades relacionadas à pesca, os policiais localizaram uma espingarda calibre 36 sem numeração, acompanhada de 10 munições intactas, sem qualquer tipo de registro. Questionado, o homem afirmou ser o proprietário da arma, mas reconheceu que não possuía autorização legal para portá-la.
Durante a vistoria, ele também informou possuir outra arma de fogo guardada em seu quarto. No local indicado, os policiais apreenderam uma espingarda tipo rifle adaptada para calibre 22, também sem documentação.
Diante dos fatos, o suspeito foi detido, conduzido à delegacia de Nova Monte Verde e entregue à Polícia Judiciária Civil, onde foi autuado por infrações ambientais e posse ilegal de arma de fogo.
O pescado apreendido que estava em condições de consumo foi doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.