Um projeto de leitura da Santa Casa, em Campo Grande, é um escape da rotina hospitalar, muitas vezes cansativa e estressante, para pacientes e acompanhantes.
Emily Moraes, supervisora do Serviço Social e membro da Comissão de Humanização, explica que o projeto nasceu a partir da proposta de uma voluntária e foi desenvolvido em conjunto com o Serviço Social e a Comissão de Humanização do hospital.
“O intuito desse projeto é tirar o foco mesmo do tratamento, uma rotina muito estressante, hospitalar, para quem fica aqui por um período de internação prolongada”, explica.
O projeto oferece exemplares para todas as idades, desde livros infantis, romances, até palavras-cruzadas e livros para pintura. As obras estão disponíveis aos pacientes, acompanhantes e até para os colaboradores da Santa Casa.
“A prática saudável da leitura traz conforto para os pacientes, acompanhantes e para a equipe que atende o hospital”, enfatiza Emily.
Qualquer pessoa interessada em ler pode visitar o setor para escolher um livro ou solicitar o empréstimo através da equipe multiprofissional. Psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e médicos também podem identificar a necessidade e solicitar livros para os pacientes.
Além disso, o projeto possui um carrinho móvel que percorre o hospital, levando as opções de leitura diretamente aos pacientes e seus familiares.