Após a passagem de uma frente fria por diversas regiões de Mato Grosso do Sul no fim de semana, o sol volta a predominar nos próximos dias e as temperaturas se elevam. No entanto, de acordo com a Climatempo, uma nova frente fria chegará ao estado a partir de sexta-feira (21).
O meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, explica que a semana será marcada, em sua maior parte, por tempo seco. A frente fria que passou ainda afeta as temperaturas desta segunda-feira (16).
“A maior parte da região centro-sul e da faixa central tem uma nebulosidade mais baixa, mas sem chuva. Na faixa mais ao sul, o sol já voltou a aparecer, enquanto na parte norte ainda há instabilidade oriunda dessa frente fria.”
No entanto, segundo Borges, a partir desta terça-feira (17), as temperaturas máximas começam a subir.
“Para a sequência dos dias — terça, quarta e quinta — o tempo ficará mais firme, com o sol voltando a predominar.”
Borges explica que a massa de ar frio associada à frente fria potencializa as temperaturas. Dessa forma, o ar frio que chegará na sexta-feira (21) se desloca e comprime o ar quente, elevando as máximas nos dias anteriores à passagem da frente fria.
A frente fria prevista para o fim de semana não deve trazer grandes temporais, sendo mais intensa no sul e no centro-sul de Mato Grosso do Sul.
“Ela deve provocar pancadas mais fortes na faixa centro-sul. Assim, a semana começará com tempo instável, seguirá com dias de sol e temperaturas elevadas, e terminará com o retorno das instabilidades na região.”
Como fica Campo Grande?
Segundo o meteorologista da Climatempo, a máxima em Campo Grande nesta segunda-feira foi de 29ºC, bem abaixo das registradas na semana passada.
Nesta terça-feira (17), as temperaturas começarão a subir gradativamente na capital, com mínima de 19ºC e máxima de 22ºC.
Na quarta-feira (18), a máxima será bem mais elevada, atingindo 36ºC, enquanto a mínima ficará em torno de 22ºC.
Na quinta-feira (19), será o dia mais quente da semana, com mínima de 24ºC e máxima de 40ºC.
Sexta-feira (20) também será um dia quente, com mínima de 24ºC e máxima de 38ºC.
“Na sexta, há previsão de chuva, mas não em grandes volumes — algo entre 5 e 10 milímetros. Não será um volume muito elevado, mas pode aliviar os índices de seca dos últimos dias.”
Em Campo Grande, o destaque será o sábado (21), quando haverá uma queda nas temperaturas. A máxima não deverá passar dos 30ºC e a mínima ficará em torno de 22ºC.