O presidente do Equador e candidato à reeleição, Daniel Noboa, votou em sua cidade natal, Olon, na manhã deste domingo (9). Pouco tempo mais tarde, a principal opositora no pleito, Luisa Gonzalez, também registrou o voto na cidade de Canuto.
Noboa foi eleito pela primeira vez em 2023, em uma eleição antecipada.
Ele afirma que ter decretado a mobilização de militares nas ruas e dentro das prisões, entre outras medidas, reduziu as mortes violentas em 15%, levou a uma queda drástica na violência nas prisões e facilitou a captura de grandes líderes de gangues.
Gonzalez, por sua vez, afirmou durante o voto que “eles representam o medo, nós somos a esperança”, se referindo à chapa no poder.
Ela defendeu ainda ter um país “justo e digno, onde tenhamos empregos, saúde, educação e, acima de tudo, segurança”.
A votação se encerra às 17h, no horário local (19h no horário de Brasília). Cerca de 14 milhões de pessoas estão aptas a votar no país.
O que dizem as pesquisas eleitorais?
Duas grandes pesquisas indicam que Noboa deve vencer a eleição no primeiro turno, obtendo mais de 50% dos votos ou ganhando pelo menos 40%, estando 10 pontos à frente do adversário mais próximo.
Outras pesquisas sugerem que ele não vencerá neste domingo, mas conseguirá a vitória no segundo turno em abril contra Luisa Gonzalez, que ele também enfrentou em 2023.