Eleições nos EUA: O que saber no último dia da campanha presidencial

CNN Brasil


Em quase todas as medidas, a maneira como Donald Trump e Kamala Harris encerraram suas campanhas para a Casa Branca não poderia apresentar um contraste maior ao fazerem apelos finais feitos aos eleitores em uma corrida que continua no fio da navalha rumo ao dia da eleição.

O último dia completo de campanha reflete as abordagens contrastantes para os dois candidatos, com Harris focada em um estado que pode ser a chave para seu caminho para a vitória, enquanto Trump visita três estados e observa vários caminhos que podem levá-lo de volta à Casa Branca.

Mensagens de encerramento

Em um de seus discursos finais para os eleitores da Pensilvânia, Trump promoveu alegações sobre supostas trapaças feitas pelos democratas na eleição de 2024.

Ele afirmou que “não deveria ter deixado” a Casa Branca após sua derrota em 2020 e sugeriu que não se importaria se um atirador “atirasse nas notícias falsas” para chegar até ele.

O republicano atacou uma pesquisa de Iowa que o mostrava em uma disputa acirrada em um estado onde ele venceu duas vezes.

Por outro lado, Harris evitou qualquer menção a Trump em seu discurso final aos eleitores de Michigan, no último domingo (3).

Em vez disso, a candidata democrata ancorou sua mensagem em torno de um chamado para “virar a página de uma década de política movida pelo medo e pela divisão”.

A ênfase em “um novo caminho a seguir” ofereceu um contraste claro por Harris sem amplificar seu apelo mais direto nos últimos dias de apresentar a eleição como uma escolha entre uma presidente que se concentrará em uma “lista de tarefas” para o povo americano e outro que seria guiado por uma “lista de inimigos”.

Eventos duelando na trilha

Harris deve realizar cinco eventos na Pensilvânia ao longo desta segunda-feira (4), começando com um pontapé inicial em Scranton. Ela seguirá com paradas em Reading, Allentown e Pittsburgh antes de encerrar a campanha com um comício na Filadélfia, onde será acompanhada por Oprah Winfrey e Lady Gaga, entre outras celebridades, músicos e autoridades eleitas.

Trump começou seu dia com um comício na Carolina do Norte –o estado que lhe deu sua vitória mais apertada em 2020 e que sua rival democrata está ansiosa para virar.

Isso marca o terceiro dia consecutivo que o ex-presidente passa pela Carolina do Norte, estado considerado crucial para seu mapa eleitoral. De lá, Trump viaja para a Pensilvânia para eventos em Reading e Pittsburgh.

Os eventos em Pittsburgh e Reading –a cidade da Pensilvânia com a maior porcentagem de residentes latinos– falam sobre a importância desse bloco de votação na comunidade e como o estado está pronto para desempenhar um papel decisivo na determinação de qual candidato emerge como o próximo presidente do país.

Trump realizará seu comício final da campanha de 2024 da mesma forma que encerrou suas duas corridas presidenciais anteriores, em Grand Rapids, Michigan –um aceno às tendências supersticiosas do republicano.

Vale a pena notar que Harris também está encerrando sua corrida de 2024 na mesma cidade em que realizou seu comício final durante a campanha de 2020 como companheira de chapa de Joe Biden.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

“Trump não tem uma estratégia para acabar com as guerras”, diz especialista ao WW Especial

O especialista em Relações Internacionais, Sidney Leite, afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos,…

O que falta saber sobre tentativa de rapto de criança em SP

A Polícia Civil de São Paulo segue investigando a tentativa de rapto de uma criança…

Ataque a tiros perto da embaixada de Israel na Jordânia mata 1 pessoa e fere 3

Um atirador morreu e três policiais ficaram feridos após um tiroteio perto da embaixada israelense…