Eleições nos EUA: Votação antecipada começa na Geórgia; entenda


Geórgia e Carolina do Norte, dois estados-pêndulo nas eleições dos Estados Unidos, estão dando início à votação presencial antecipada nesta semana. No primeiro, eleitores podem ir às urnas a partir desta terça-feira (15), e, no segundo, isso começa nesta quinta-feira (17).

O recorde de comparecimento da votação antecipada foi quebrado, de acordo com autoridades eleitorais estaduais. Mais de 300 mil votos foram emitidos até a noite desta quarta.

Saiba mais sobre a votação nesses estados cruciais.

O que é a votação antecipada nos EUA?

O termo votação antecipada geralmente se refere à votação realizada antes do dia oficial da eleição — marcada para 5 de novembro deste ano.

Ela acontece durante períodos específicos e em locais de votação antecipada específicos ou no escritório eleitoral, dependendo de estado para estado, destaca a Fundação U.S. Vote.

Os estados se referem a esse método de votação de várias maneiras, incluindo votação antecipada, votação presencial antecipada, votação para eleitores ausentes, votação por correio ou votação presencial para eleitores ausentes.

Votação antecipada na Geórgia

Leis estaduais adotadas após 2020 endureceram as regras de disponibilização de cédulas para eleitores ausentes e diminuíram a disponibilidade de caixas de coleta. Assim, essa forma de votação pode ser menos atraente do que a votação presencial antecipada, pontuaram especialistas em eleições.

Em 2020, havia muitas caixas de coleta de votos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana em 2020, mas, neste ano, haverá menos delas.

Essas caixas estarão em escritórios eleitorais ou locais de votação antecipada, que estarão abertos em horário similar ao comercial.

“As caixas de coleta foram realmente feitas de forma tão inconveniente que menos eleitores conseguem utilizá-las”, disse Kristin Nabers, diretora estadual da Geórgia para organização All Voting is Local.

“Não quero desencorajar as pessoas de usar as caixas de coleta de forma alguma, mas posso entender por que as pessoas acham que é mais fácil aparecer pessoalmente”, destacou.

Enquanto isso, as oportunidades de votar pessoalmente se expandiram: a lei da Geórgia exige dois sábados de votação antecipada e permite dois domingos de votação antecipada se um condado desejar.

Limites para alimentar pessoas na fila

Uma lei de 2021 tornou crime oferecer comida ou bebida aos eleitores que estejam esperando para votar. A medida sobreviveu principalmente a contestações legais.

Portanto, oferecer uma garrafa de água ou um lanche aos eleitores a menos de 45 metros de um prédio onde as cédulas estão sendo recolhidas é proibido.

Expectativa de resultados mais rápidos

A Geórgia fez várias mudanças para tentar obter resultados eleitorais mais rápidos para os eleitores.

Às 20h, no horário local, da noite da eleição — o dia 5 de novembro –, os condados são obrigados a relatar os resultados de suas votação presencial antecipada e votação antecipada para eleitores ausentes.

À medida que os condados tabulam a votação do dia da eleição, eles fornecerão atualizações em intervalos regulares. O objetivo, de acordo com o secretário de estado da Geórgia, é fornecer resultados rápidos, justos e transparentes.

Incerteza

Ao mesmo tempo, várias novas regras aprovadas no Conselho Eleitoral do Estado da Geórgia, aprovadas por uma maioria republicana, estão criando incertezas em torno do processo pós-eleitoral.

O conselho aprovou uma regra que exige uma contagem manual do número de cédulas em cada local de votação, o que pode atrasar a divulgação dos resultados.

Além disso, foram aprovadas regras que permitem que autoridades de um condado examinem materiais eleitorais extensos antes de fazer a certificação dos resultados e exigem que essas autoridades conduzam uma “investigação razoável” antes disso.

Há processos judiciais em andamento relacionados a todas as novas regras. Os democratas e ativistas dos direitos de voto temem que isso possa ser usado por autoridades de condados que queiram contestar os resultados das eleições ou atrasar o processo de certificação.

Votação antecipada na Carolina do Norte

As autoridades da Carolina do Norte têm se esforçado para garantir que os moradores ainda possam votar após a passagem do furacão Helene. Especialistas alertam que o desastre natural pode afetar o comparecimento dos eleitores.

Os 25 condados ocidentais mais impactados pelo furacão Helene planejaram 80 locais de votação antecipada; 75 deles estarão operacionais quando a votação antecipada começar.

Não há mais período de carência para cédulas pelo correio

Os eleitores que consideram votar pelo correio devem observar que, ao contrário de 2020, suas cédulas precisam ser recebidas até as 19h30 no horário local no dia da eleição.

Durante a última corrida presidencial, houve um período de carência de três dias para as cédulas chegarem, que foi eliminado desde então.

Novas regras de identificação de eleitor

Esta é a primeira eleição presidencial em que os moradores da Carolina do Norte serão obrigados a apresentar identificação quando comparecerem para votar.

Eles poderão apresentar carteira de motorista, passaporte e documentos de identificação com foto de estudante que tenham sido aprovados pelo conselho eleitoral estadual.

Há exceções se um eleitor não puder fornecer identificação, e uma dessas exceções é desastre natural. Nesse caso, os eleitores preenchem um formulário de exceção de identificação que acompanha a cédula.

O conselho eleitoral estadual observa que os conselhos eleitorais dos condados são obrigados a contar cédulas provisórias, que incluem formulários de exceção de identificação.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…

ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

Em 20 anos de atuação, pela 1ª vez, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em…

Quarto brasileiro condenado pelos ataques do 8/1 é preso na Argentina com mala

Forças policiais da Argentina prenderam o quarto brasileiro condenado pelos ataques aos Três Poderes da…